Cinema e Voyeurismo em Hitchcock: Do Olhar à Apropriação do Desejo

Autores

  • Maíra Lima de Gois

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35614

Palavras-chave:

Cinema, Voyeurismo e Hitchcock.

Resumo

Antes de ser apenas uma alternativa para o entretenimento, o cinema é um meio instigador de uma das nossas atitudes mais peculiares: o prazer que temos em observar. Ver o que está nas telas parece incitar o nosso olhar como se estivéssemos espiando pelo buraco da fechadura. Este artigo apresentará a relação entre o cinema e o desejo provocado no espectador em observar, desenvolvido por uma pesquisa bibliográfica através do método descritivo-exploratório. Por abordar intensivamente o voyeurismo, Hitchcock seria o melhor cineasta para fazer essa relação, por isso, serão analisados os filmes Janela Indiscreta (1954) e Vertigo: Um corpo que cai (1958), com o objetivo de fazer uma reflexão entre o cinema e os seus impactos sobre o olhar do indivíduo

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Biografia do Autor

  • Maíra Lima de Gois
    Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe com habilitação de psicóloga. Orientadora: Prof. Dra. Lilian Cristina França, Doutora em Comunicação e Semiótica, professora do Departamento de Artes e Comunicação Digital.

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Publicado

2011-11-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cinema e Voyeurismo em Hitchcock: Do Olhar à Apropriação do Desejo. (2011). Anagrama, 5(2), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35614