Da sujeição à trama, a trama sujeita a apropriações: tensões entre mundo social e produções em cinema documentário e jornalismo

Autores

  • Thales Vilela Lelo Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35624

Palavras-chave:

Documentário, estética, jornalismo, narrativa, representações

Resumo

O objetivo deste trabalho é averiguar aproximações entre as produções em cinema documentário e jornalismo e explicitar tensões entre mundo social e universo de produção na edificação da trama do produto audiovisual. Para tal expedição, foi selecionado um corpus composto de um capítulo do programa Profissão Repórter e do documentário contemporâneo nacional de cinema interativo O prisioneiro da grade de ferro, de Paulo Sacramento. Buscou-se na sondagem de produções nos quais os sujeitos retratados se encontram em uma situação de evidente opressão, compreender a marca incisiva de uma realidade que é continuamente elaborada pela equipe de filmagem e constantemente transbordada pelos artífices do enredo - personagens que em filigrana agem modelando e conferindo substância a um espaço institucionalizado pelos diretores

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Biografia do Autor

  • Thales Vilela Lelo, Universidade Federal de Ouro Preto
    Graduando em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Bolsista de Iniciação Científica pelo programa PIBIC/CNPq sob orientação da professora doutora Marta Regina Maia e vinculado ao Grupo de Pesquisa “Linguagem, narrativas e recepção”, certificado pelo CNPq.

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Publicado

2011-11-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da sujeição à trama, a trama sujeita a apropriações: tensões entre mundo social e produções em cinema documentário e jornalismo. (2011). Anagrama, 5(2), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35624