A confluência entre sagrado e profano nas líricas garretiana e florbeliana

Autores

  • Lívia Miranda de Paulo Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35628

Palavras-chave:

amor, erotismo, sagrado, profano, lírica portuguesa

Resumo

O amor é tema de estudo de teóricos de diversas áreas, desde a Antiguidade Clássica. A complexidade do sentimento amoroso gera infinitos pares de opostos, sendo um deles alma/corpo, a partir do qual logo se chega à dialética sagrado x profano, a qual será objeto deste artigo, a partir da análise da confluência do uso dos termos das duas esferas. Busca-se um olhar diferenciado sobre o amor e o erotismo presentes na lírica portuguesa, a partir da contraposição de dois ângulos literários: o masculino de Almeida Garret, no século XIX, e o feminino de Florbela Espanca, no início do século XX

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Biografia do Autor

  • Lívia Miranda de Paulo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Aluna do 8º período do curso de Letras, habilitação português-francês.

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Publicado

2011-11-20

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

A confluência entre sagrado e profano nas líricas garretiana e florbeliana. (2011). Anagrama, 5(2), 1-8. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35628