Como aprimorar o aprendizado de português língua estrangeira na internet? Análise da contribuição das ferramentas tecnológicas

Autores

  • Gabriel Nascimento dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz. Departamento de Letras e Artes
  • Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35637

Palavras-chave:

PLE, Ensino/Aprendizagem, Intercâmbio Cultural.

Resumo

O presente estudo pretende analisar as ferramentas de ensino/aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (doravante PLE) e mesmo de outra Língua Estrangeira (LE) na Internet, especificamente as existentes em redes sociais como Livemocha e Facebook. As redes sociais pesquisadas promovem o intercâmbio cultural através do bate-papo, da postagem de mensagem, assim como uma estratégia de ensino baseada na prática oral e ortográfica entre um nativo e um estudante da língua estrangeira em foco. O estudante de LE/PLE pode, assim, aprimorar o ensino/aprendizagem através de exercícios, bem como através do post de mensagens e o bate-papo, dentre outros recursos. Fundamenta-se nos postulados da Linguística Aplicada para entender a contribuição de diversos dispositivos para o aprendizado de LE/PLE

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Nascimento dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz. Departamento de Letras e Artes
    Discente da graduação em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Departamento de Letras e Artes (DLA) e Bolsista CNPq de Iniciação Científica. Atua ainda como Coordenador-geral do Centro Acadêmico de Letras e membro da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras
  • Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Estadual de Santa Cruz
    Dra. em Linguística Aplicada pela Universidade de Alcalá de Henares-Espanha, é professora adjunta do Departamento de Letras e Artes (DLA), docente e coordenadora do programa de Mestrado em Letras: Linguagens e Representações e do projeto de extensão “Português como Língua Estrangeira” da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

2012-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Como aprimorar o aprendizado de português língua estrangeira na internet? Análise da contribuição das ferramentas tecnológicas. (2012). Anagrama, 5(3), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35637