O problema da transferência dos signos não-verbais na comunicação

Autores

  • Eloah Helena Prestes Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na área de Comunicação social
  • Laila Millene Machado Crivelar Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na área de Comunicação social
  • Laís de Mello Barletta Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na área de Comunicação social

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35640

Palavras-chave:

Signos não-verbais, interação social, complexidade da comunicação

Resumo

Á luz da teoria sobre a comunicação da Escola de Palo Alto, buscou-se desconstruir o paradigma da Teoria Informacional, enfatizando a relevância da interação socila e não-verbal e as consequências negativas de sua ausência na construção dos significados das mensagens transmitidas pelos novos meios de comunicação, principalmente os meios de comunicação de massa. Aprofundando o tema, abordou-se a ganeialidade de McLuhan e suas previsões incompreendidas e hoje claramente verificáveis. Ao final, buscou-se perceber o papel essencial que os meios de comunicação como o computador adquiriram na vida das pessoas e as imensas possibilidades comunicativas que foram possibilitadas a partir deles

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eloah Helena Prestes, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na área de Comunicação social
    Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na area de Comunicação social, habilitação em Publicidade e propaganda.
  • Laila Millene Machado Crivelar, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na área de Comunicação social
    Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na area de Comunicação social, habilitação em Publicidade e propaganda.
  • Laís de Mello Barletta, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na área de Comunicação social
    Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, na area de Comunicação social, habilitação em Publicidade e propaganda.

Downloads

Publicado

2012-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O problema da transferência dos signos não-verbais na comunicação. (2012). Anagrama, 5(3), 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35640