O malandro em cena: representações da malandragem e identidade nacional em peças de Gianfrancesco Guarnieri e Chico Buarque

Autores

  • Nara Lya Simões Caetano Cabral Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35644

Palavras-chave:

Malandragem, Representações sociais, Identidade Nacional, Gianfrancesco Guarnieri, Chico Buarque.

Resumo

Neste artigo, analisamos duas peças teatrais que abordam o tema da malandragem: Gimba, presidente dos valentes (1959), de Gianfrancesco Guarnieri, e Ópera do Malandro (1978), de Chico Buarque. O objetivo será compreender como o malandro é representado nessas obras, considerando-as específica e comparativamente. Nesse percurso, procuramos observar os lugares sociais atribuídos à malandragem, sua conexão com uma ideia de brasilidade e os sentidos conferidos à figura do malandro segundo a lógica específica de cada peça. Interessam-nos os discursos que permeiam as referências ao malandro nas obras em foco, considerando a importância do momento histórico de produção das peças para o entendimento de seus lugares de fala

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Biografia do Autor

  • Nara Lya Simões Caetano Cabral, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Estudante de Graduação do curso de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. É bolsista de iniciação científica da Fapesp junto ao projeto temático Comunicação e Censura – análise teórica e documental de processos censórios a partir do Arquivo Miroel Silveira da Biblioteca da ECA/USP, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Castilho Costa, atuando no eixo de pesquisa Liberdade de Expressão: Manifestações no Jornalismo, sob responsabilidade da professora Profª. Drª. Mayra Rodrigues Gomes

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Publicado

2012-02-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O malandro em cena: representações da malandragem e identidade nacional em peças de Gianfrancesco Guarnieri e Chico Buarque. (2012). Anagrama, 5(3), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35644