Análise dos Filmes Luz de Inverno e O Sétimo Selo de Ingmar Bergman através do Olhar do Existencialismo de Jean-Paul Sartre: angústia, ausência de Deus, morte e liberdade

Autores

  • Ana Catharina Gomes França Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35654

Palavras-chave:

Análise, Bergman, Existencialismo, Logopático, Sartre.

Resumo

O cinema apesar de ter uma linguagem própria permite-se diversas possibilidades de conexão com outros universos de estudo. Assim, é possível analisar filmes com a filosofia como foco. Este artigo pretende analisar Luz de Inverno e Sétimo Selo de Bergman através do existencialismo sartreano no que diz respeito à angústia, liberdade, ausência de Deus e morte, tendo como base os livros O Existencialismo é Um Humanismo e O Ser e O Nada. Através do método fenomenológico e bibliográfico pretende-se apontar os elementos em que Sartre está presente na obra bergniana. O método de análise fílmica utilizado foi o logopático baseado no livro O Cinema Pensa de Julio Cabrera

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Biografia do Autor

  • Ana Catharina Gomes França, Universidade Anhembi Morumbi
    Graduanda em cinema pela Universidade Anhembi Morumbi

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Publicado

2012-04-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise dos Filmes Luz de Inverno e O Sétimo Selo de Ingmar Bergman através do Olhar do Existencialismo de Jean-Paul Sartre: angústia, ausência de Deus, morte e liberdade. (2012). Anagrama, 5(4), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35654