A análise da inserção de Merchandising Social na trama de “Cama de Gato” (2010)

Autores

  • Joyce Moreira Oliveira Bernardo Universidade Anhembi Morumbi
  • Rogério Ferraraz Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.46370

Palavras-chave:

Persuasão, Telenovela, Merchandising Social, Cama de Gato.

Resumo

Com o merchandising social, os personagens das telenovelas passam a atuar como formadores de opinião e agentes de disseminação das inovações sociais, promovendo informações úteis e práticas a milhões de pessoas simultaneamente, de maneira clara, problematizadora e lúdica. Para que isso pudesse ser observado em nossa pesquisa[1], foi feita a definição do tema e do objeto, com a consequente escolha do corpus, as novelas que deveriam ser analisadas, seguido por um levantamento bibliográfico, com leitura e produção de fichamentos que capacitou conhecimento complementar em relação ao tema abordado no projeto. Para este artigo, foi decidido analisar em profundidade o merchandising social inserido na trama de “Cama de Gato”

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joyce Moreira Oliveira Bernardo, Universidade Anhembi Morumbi
    Estudante de Graduação, 5º semestre do curso de Comunicação Social - Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi
  • Rogério Ferraraz, Universidade Anhembi Morumbi
    Doutor, professor da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Downloads

Publicado

2012-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A análise da inserção de Merchandising Social na trama de “Cama de Gato” (2010). (2012). Anagrama, 6(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.46370