"Kinema: Linguagem Audiovisual e Educação" - Uma Experiência Cultural

Autores

  • Renata Mendes Ribeiro Senac - SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.46377

Palavras-chave:

Identidade cultural, Cidadania cultural, Cultura política

Resumo

A cultura enquanto a relação simbólica que o indivíduo estabelece com a sociedade, representa uma esperança de transformação das práticas sociais que, no sistema econômico capitalista, baseiam-se unicamente na lógica do consumo. A saúde, a educação e a moradia, antes encaradas como direitos, hoje são reivindicadas como privilégios. Com base nos pensamentos da filósofa Marilena Chauí e do geógrafo Milton Santos, este artigo analisa o projeto “Kinema: Linguagem Audiovisual e Educação” como estudo de caso para entender como uma experiência cultural pode permitir ao ser humano uma percepção plena de si mesmo, como cidadão e não apenas consumidor. Diante dessa compreensão, o indivíduo é capaz de contribuir para uma práxis social mais humana, que coloque o homem na centralidade das ações, lugar que hoje é ocupado pelo dinheiro em estado puro

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Biografia do Autor

  • Renata Mendes Ribeiro, Senac - SP
    Graduada em cinema, foi educadora do projeto "Kinema: Linguagem Audiovisual e Educação" e atulamente é produtora audiovisual no Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação do Senac SP.

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Publicado

2012-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

"Kinema: Linguagem Audiovisual e Educação" - Uma Experiência Cultural. (2012). Anagrama, 6(1), 1-15. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.46377