Stop Motion - do artesanal ao digital

Autores

  • Rebeca Traldi Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
  • Rachel Zuanon Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.48185

Palavras-chave:

Stop Motion, Design de Animação, Cinema, Processos Artesanais, Processos Digitais.

Resumo

Esta pesquisa enfoca as relações entre os processos artesanais e digitais de produção, envolvidos no design de animações em stop motion. Para tanto, realiza a análise comparativa entre três filmes da série Wallace and Gromit: A Grand Day Out (1989), A Close Shave (1995), e The Curse of the Were-Rabbit (2005). Nota-se as transformações promovidas pelas tecnologias digitais, quando associadas à técnica artesanal da animação em stop motion, sob diversos aspectos relacionados às três instancias: pré-produção, onde se discorre sobre as mudanças ocorridas na confecção dos bonecos; produção, na qual se enfatiza a evolução técnica dos equipamentos de apoio e seus benefícios; e pós-produção, que versa sobre o aprimoramento visual do filme, possibilitado pelas tecnologias digitais

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rebeca Traldi, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo
    Bolsista de iniciação científica. Professora do curso de animação 2D Digital da FATEC – SP e assistente de produção da 44 Toons. Pós-graduanda do curso de especialização em Produção Audiovisual do SENAC – SP. Graduada em Design de Animação, pela Universidade Anhembi Morumbi.
  • Rachel Zuanon, Universidade Anhembi Morumbi
    Orientadora da referida pesquisa de iniciação científica. Pesquisadora e docente do Mestrado em Design, da Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Líder do grupo de pesquisa do CNPq Design: criação, linguagem e tecnologia. Coordena os laboratórios de pesquisa: Sense Design Lab e TVDi Design Lab.

Downloads

Publicado

2012-11-29

Edição

Seção

Artigos