Os quadrinhos em Recife e Brasília: desenhos animados

Autores

  • Eliane Meire Soares Raslan Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Nayara Alves Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68187

Palavras-chave:

Gírias, cartoons, Imagens, regionalismo, webcomic.

Resumo

Procuramos compreender as diferentes formas de comunicação tratadas nas Histórias em Quadrinhos (HQs), em especial, as gírias nos quadrinhos de Recife e de Brasília nos dias de hoje, mostrando como as HQs têm um vasto campo de informação e relação das imagens com os costumes regionais. O assunto a ser abordado será a imagem como algo que pode ser manipulado buscando como base as ideias de Gilles Deleuze. Trabalhamos com quadrinhos em formato webcomic analisando a história no “Quadrinho Experimental’’ de Anderson Lucena. O artista vai das charges ao desenho animado, passa pelos cartoons, chegando até o desenho industrial e contorna a arte do vídeo, a ilustração e as artes plásticas em todas suas formas. Mesmo discorrendo sobre a imagem manuseada, também analisamos os quadrinhos de Igor Cerqueira procurando entender os seus desenhos que remetem ás produções do século passado, mas possuem uma narrativa com temas da atualidade.

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Biografia do Autor

  • Eliane Meire Soares Raslan, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
    Doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS. Profa. Orientadora e pesquisadora da UEMG
  • Nayara Alves Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Graduandos 7º período do curso de Comunicação Social Integrada da PUC Minas. Este artigo faz parte do resultado de pesquisa do Projeto de Extensão “A imagem das Histórias em Quadrinhos e suas repercussões no Brasil” pelo Núcleo de Pesquisa NIQ da UEMG

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Publicado

2013-06-26

Edição

Seção

Artigos

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