O Homem Comum em “Viajo porque preciso, volto porque te amo"

Autores

  • Gustavo Vieira de Moraes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68191

Palavras-chave:

homem comum, cinema brasileiro contemporâneo, representação

Resumo

Este trabalho busca compreender de que maneira o homem comum, personagem ordinário que se diferencia dos heróis, dos vilões e das figuras idealizadas pela indústria midiática, se apresenta no cinema brasileiro contemporâneo. Por meio da análise fílmica, foi possível identificar alguns traços e algumas semelhanças na construção do perfil do protagonista e na estética audiovisual do filme “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. A pesquisa amplia a discussão para as linguagens cinematográficas, como o posicionamento da câmera, os ângulos preferidos, a diversidade de planos, a textura da imagem na tela, os diálogos que permeiam a narrativa, o papel do som nas cenas exibidas e sua importância para os estudos de comunicação, além de fomentar o debate sobre a representação social nos produtos audiovisuais brasileiros

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Vieira de Moraes, Universidade Federal de Goiás
    Graduando em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e com interesses em Audiovisual e Antropologia.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Homem Comum em “Viajo porque preciso, volto porque te amo". (2013). Anagrama, 7(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68191