A Ideologia por Trás de um Gole de Cerveja

Autores

  • Marcia Mendes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Ariadne Martins Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Renata Xavier Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Gabriele Fernandes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68195

Palavras-chave:

ideologia, análise do discurso, publicidade, persuasão, sexismo

Resumo

Este artigo busca evidenciar a ideologia contida nos discursos de propagandas de cerveja valendo-se de quatro marcas de preços distintos, analisando como se dá a persuasão de acordo com o público-alvo e as opiniões da sociedade embutidas nos comerciais. Foi observado como cada comercial molda seu discurso visando uma determinada classe social e um gênero sexual. Pôde-se concluir como as características encontradas caso a caso têm uma relação direta com o que acarreta necessariamente o termo discurso, no tocante à ideologia. Finalmente, constatou-se a responsabilidade que a publicidade deve ter com aquilo que propaga, considerando sua interferência na sociedade, para evitar que se naturalize o que não se deve, como, por exemplo, o desrespeito ao sexo feminino

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcia Mendes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Estudante de Graduação de Letras com habilitação em Português e Francês da FFLCH/ USP
  • Ariadne Martins, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Estudante de Graduação de Letras com habilitação em Português e Francês da FFLCH/ USP
  • Renata Xavier, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Estudante de Graduação de Letras com habilitação em Português e Inglês da FFLCH/ USP
  • Gabriele Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Estudante de Graduação de Letras com habilitação em Português e Italiano da FFLCH/ USP

Downloads

Publicado

2013-05-22

Edição

Seção

Artigos