Música Brasileira ou música norte-americana? Estudo sobre a indústria musical e as preferências dos jovens brasileiros

Autores

  • Jackson de Souza Universidade Federal de Sergipe. Faculdade Estácio de Sergipe
  • Sérgio Gouveia Gouveia Rodrigues Universidade Federal de Sergipe
  • Tamara Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Thieres Vasconcelos Alves Universidade Federal de Sergipe
  • Jaqueline Neves Moreira Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2014.78977

Palavras-chave:

jovens, consumo musical, preferência musical, música brasileira, música norte-americana

Resumo

Como parte das indústrias culturais, a indústria musical está atrelada, além do entretenimento, às formações de identidade a partir de práticas políticas, econômicas, sociais e culturais. É um campo bastante amplo e carente de pesquisas. Dessa forma, o presente estudo se propôs a estudar uma fatia deste grande mercado – a música brasileira e a norte-americana - com a parcela da população que mais consome música, os jovens. Passando por um vasto estudo bibliográfico e finalizando com uma pesquisa quantitativa e qualitativa, foram estudadas as preferências e opiniões dos jovens com relação ao prestígio da música brasileira e da música norte-americana no próprio território brasileiro. Os resultados apontam “concorrência” bastante acirrada entre elas, principalmente por meio dos principais meios de comunicação que ajudam e continuam a contribuir a propagação da música norte-americana no país, influenciando, cada vez mais, as novas gerações de jovens que estão por vir

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jackson de Souza, Universidade Federal de Sergipe. Faculdade Estácio de Sergipe
    Estudante de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe e, também, estudante de Turismo da Faculdade Estácio de Sergipe. Tenho interesses em assuntos relacionados a marketing e consumo, bem como, procuro desenvolver pesquisas nesta linha.
  • Sérgio Gouveia Gouveia Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe
    Graduando de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe
  • Tamara Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Sergipe
    Graduanda de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe
  • Thieres Vasconcelos Alves, Universidade Federal de Sergipe
    Graduando de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe
  • Jaqueline Neves Moreira, Universidade Federal de Sergipe
    Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Doutoranda em Educação pela UFS

Downloads

Publicado

2013-12-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Música Brasileira ou música norte-americana? Estudo sobre a indústria musical e as preferências dos jovens brasileiros. (2013). Anagrama, 8(1), 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2014.78977