Virtualidade e Realidade: a linha tênue entre dois mundos

Autores

  • Mônica Gisele Custódio Faculdade Pitágoras Londrina.
  • Vanessa A. Pinto Faculdade Pitágoras Londrina.
  • Soraia de Carvalho Faculdade Pitágoras Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.78993

Palavras-chave:

Multi-jogadores, Cibercultura, Avatar, Realidade Virtual, Cultura Digital.

Resumo

A presente dissertação é uma análise comparativa da representação virtual com a realidade, utilizando o jogo Lineage 2 como abjeto de pesquisa. Lineage é um jogo exclusivamente on-line com plataforma 3D que pessoas ao redor do mundo utilizam para interagir, trocar informações e conhecimento entre si com o objetivo de obter conquistas, status e crescimento dentro da narrativa virtual proposta. O trabalho trata de assuntos como comunicação, interação e socialização em comunidades virtuais, dentro e fora do jogo. Neste contexto a hipótese é a de que, mais do que buscar evadir-se da vida real enquanto jogo, o jogador procura agir normalmente como faria em sua rotina diária. Como fonte de pesquisa utilizou-se cyber cultura, mídia digital e o livro “Mapa do Jogo, a diversidade cultural dos games”, de Lúcia Santaella e Mirna Feitoza

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Biografia do Autor

  • Mônica Gisele Custódio, Faculdade Pitágoras Londrina.
    Aluna de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras Londrina.
  • Vanessa A. Pinto, Faculdade Pitágoras Londrina.
    Aluna de Publicidade e Propaganda, Faculdade Pitágoras Londrina.
  • Soraia de Carvalho, Faculdade Pitágoras Londrina.
    Professora orientadora, Publicitária, do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Pitágoras Londrina.

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Publicado

2013-09-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Virtualidade e Realidade: a linha tênue entre dois mundos. (2013). Anagrama, 7(2), 1-20. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.78993