“Menores, crianças e adolescentes”: a história e os desafios dos “sujeitos de direitos” no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.83949Palavras-chave:
Criança e adolescente. Infância universal. Representações sociais. Legislação. SociedadeResumo
Crianças e adolescentes foram e são, atualmente, objetos de diversos estudos e destinatários de políticas sociais no Brasil, desde o final do século XIX. Na medida em que os conceitos científicos e as interpretações jurídicas se transformam ao longo da história, as representações sociais destes sujeitos também sofrem mudanças. Paralelamente, os paradigmas da sociedade brasileira também se transformam e geram desafios, que necessitam de um amplo debate. O presente artigo tem por objetivo, realizar uma reflexão sobre as representações sociais de crianças e adolescentes nas legislações brasileiras que tratam da defesa de seus direitos. Mais especificamente, importa analisar as transformações no campo jurídico e na lógica das relações sociais empreendidas desde a primeira legislação destinada para a infância – o Código de Menores de 1927, até os dias atuais. Sobretudo, buscamos enfatizar a mudança trazida com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Neste sentido, com o relato da história das legislações específicas sobre estes sujeitos, juntamente com o levantamento bibliográfico do tema, analisaremos os desafios dos mesmos em conviver com representações sociais paradoxais – menores e crianças e adolescentes – no atual contexto pós-ECADownloads
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Publicado
2014-08-25
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
“Menores, crianças e adolescentes”: a história e os desafios dos “sujeitos de direitos” no Brasil. (2014). Anagrama, 9(1), 1-21. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.83949