Educação no Alto Sertão da Bahia nas primeiras décadas do século XX (1901-1930)

análise a partir de “Os Analphabetos”

Autores

  • Margarete Santos Dias Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Rogério Soares Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Maria Lúcia Porto Silva Nogueira Universidade do estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.168283

Palavras-chave:

Educação, Alto Sertão da Bahia, João Gomes, Literatura, História

Resumo

Esse artigo resultante do Seminário Interdisciplinar de Pesquisa V norteado pelo eixo temático: Linguagem e História, busca compreender as condições da educação no Alto Sertão da Bahia nas primeiras décadas do século XX (1901-1930). Por isso, partimos da análise do romance, Os Analphabetos de João Antônio dos Santos Gumes (2014), intelectual que por meio da escrita ficcional documenta a vida social da sua região, retratando a necessidade e os anseios da época, e, por meio dos documentos do Arquivo Público Municipal, conhecer como funcionavam as instituições de educação presentes nesse período e como era ministrado o ensino. Subsidiarão nossa investigação alguns teóricos que refletem acerca da educação, linguagem, literatura, historiografia e memória.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Margarete Santos Dias, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

    Graduanda do 5° semestre no curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VI-Caetité.

  • Rogério Soares Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

    Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagem na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui pós-graduação em Literatura Comparada em Língua Portuguesa, pela Universidade Estadual Santa Cruz-UESC. Formado em Letras Portuguesa/Inglês e Literatura pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

  • Maria Lúcia Porto Silva Nogueira, Universidade do estado da Bahia

    Doutora em História Social pela Universidade do Estado de São Paulo (USP). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS/UNEB. Historiadora integrante dos Grupos de Pesquisa DisSE e GPCSL, ambos registrados junto ao CNPq.

Downloads

Publicado

2020-06-23

Como Citar

Educação no Alto Sertão da Bahia nas primeiras décadas do século XX (1901-1930): análise a partir de “Os Analphabetos”. (2020). Anagrama, 14(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.168283