Padrões de comportamento sob a ótica da cultura de fãs: espectadores e fãs brasileiros da animação Irmão do Jorel
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.179795Palavras-chave:
Irmão do Jorel; Cultura de fã; Animação; Espectadores.Resumo
Este artigo objetiva analisar o perfil e o comportamento dos espectadores brasileiros da animação Irmão do Jorel por meio de teorias relacionadas à cultura de fãs. Por meio de uma pesquisa aplicada com 502 fãs da animação, foram abordadas as seguintes dimensões: níveis de identificação, engajamento, confiança, interesse, classificação como fã, níveis de paixões e motivações. Os resultados demonstram que a maioria dos espectadores assiste por motivos mais profundos, que estão ligados a uma felicidade eudaimônica, inconscientemente ou não, e, simultaneamente, por motivos rasos e baseados em uma felicidade hedonista. Quase metade dos espectadores do desenho são fãs e a maioria tem um nível harmonioso de paixão por ele. Os fãs são pouco engajados na internet, têm pouca confiança em outros fãs, mas possuem muito interesse em adquirir produtos comerciais e buscar informações sobre o desenho.
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