A publicidade como objeto de estudo: uma análise da produção dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da região Sul

Autores

  • Ivanna Victória Rodrigues Felizardo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Pâmela Saunders Uchôa Craveiro Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.176051

Palavras-chave:

Publicidade e propaganda, Comunicação, Estado da arte

Resumo

Este artigo objetiva mapear e analisar a discussão sobre comunicação publicitária nas pesquisas em Comunicação na região Sul do Brasil, de modo a perceber a ênfase e os possíveis silenciamentos no subcampo de estudos em Publicidade. Foi realizada uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, do tipo estado da arte, que se caracterizou pelo mapeamento de dissertações de mestrado e teses de doutorado produzidas no âmbito dos PPGs da área de Comunicação. Verificou-se que a publicidade é objeto de estudo de apenas 5% das teses e dissertações, as quais focam majoritariamente a análise nas mensagens publicitárias, revelando escasso interesse acadêmico em ouvir quem faz e quem recebe publicidade. Ficou evidenciado, portanto, a necessidade de ampliar e diversificar os estudos sobre publicidade na área de Comunicação na região Sul do país.

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Biografia do Autor

  • Ivanna Victória Rodrigues Felizardo, Universidade Federal de Mato Grosso

    Estudante de Graduação 8º semestre do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da
    UFMT. E-mail: ivanna.victoriaf@gmail.com

  • Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação de Comunicação da UFMT, e-mail: pamela_uchoa@yahoo.com.br

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

A publicidade como objeto de estudo: uma análise da produção dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da região Sul. (2020). Anagrama, 14(2), 1-17. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.176051