A utilização do Instagram como ferramenta para empreendedoras negras: uma análise dessa realidade em São Luís do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.187316Palavras-chave:
Empreendedorismo, Empreendedoras negras, InstagramResumo
A diferença socioeconômica no Brasil entre pessoas negras e brancas é grande. Mesmo após a escravidão, existem obstáculos para inclusão e mobilidade social de pessoas negras. Estas dificuldades são ainda maiores para as mulheres negras. Diante dessas barreiras e como forma de sobreviver e de ascensão profissional, as mulheres negras se arriscam na atividade empreendedora como uma estratégia econômica em busca da melhoria de vida. Dessa forma, o objetivo deste artigo é refletir sobre a trajetória empreendedora destas mulheres e destacar como a apropriação da plataforma digital Instagram pode impulsionar seus negócios. Utilizamos revisão bibliográfica e entrevista estruturada em profundidade com seis empreendedoras negras da cidade de São Luís do Maranhão que mantêm perfis em funcionamento na plataforma mencionada.
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