A cidade de São Paulo e suas dinâmicas: graffiti, Lei Cidade Limpa e publicidade urbana

Autores

  • Elena Moraes Pires Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) / Osasco, SP, Brasil
  • Fábio Alexandre dos Santos Universidade Federal de São Paulo - Unifesp / Osasco, SP, Brasil http://orcid.org/0000-0003-0537-1444

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e28

Palavras-chave:

Grafite, Arte, Lei Cidade Limpa, Política pública, São Paulo

Resumo

A interpretação da sociedade sobre o caráter do graffiti tem mudado devido à legislação e à disseminação de murais de graffiti pela cidade de São Paulo, alguns incentivados pela Prefeitura. Obras têm sido espalhadas com o objetivo de embelezar a cidade e valorizar pontos turísticos, favorecendo o reconhecimento e a popularidade de grafiteiros e fomentando uma economia do graffiti, hipótese que norteia esta investigação. Desta forma, o objetivo geral deste artigo é refletir sobre como essa “economia” tem incorporado o graffiti aos interesses do mercado, demonstrando que esse processo de incorporação criou formas de “contornar” as limitações à propaganda impostas pela Lei Cidade Limpa, as quais têm sido empregadas por grandes empresas e agências de publicidade.

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Biografia do Autor

  • Elena Moraes Pires, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) / Osasco, SP, Brasil

    Graduada em Ciências Econômicas pela Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Osasco.

  • Fábio Alexandre dos Santos, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp / Osasco, SP, Brasil

    Professor do Departamento de Economia e do Programa de Pós- graduação em Economia e Desenvolvimento da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Pesquisador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares e Análises Sociais (Leia) da EPPEN- Unifesp

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Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

PIRES, Elena Moraes; SANTOS, Fábio Alexandre dos. A cidade de São Paulo e suas dinâmicas: graffiti, Lei Cidade Limpa e publicidade urbana. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. e28, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e28. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/141828.. Acesso em: 25 abr. 2024.