Curadoria do Fundo Foto Bianchi: cultura fotográfica em Ponta Grossa e região

Autores

  • Patricia Camera Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e31

Palavras-chave:

Fundo Foto Bianchi, Curadoria, Negativo, Placa seca, Ponta Grossa

Resumo

O objetivo deste artigo é comunicar parte da investigação desenvolvida com o Fundo Foto Bianchi, localizado na Casa da Memória Paraná, em Ponta Grossa. Essa pesquisa se situa no campo da cultura visual e está baseada em uma metodologia que busca o tratamento adequado de organização e conservação de fundos fotográficos, com especial atenção aos procedimentos que relacionam o sistema documental e a pesquisa iconográfica. O artigo discorre sobre a interlocução existente entre a universidade, a prefeitura e a comunidade em dois momentos distintos: a compra do fundo em 2001 e o projeto curatorial iniciado em 2014. Apresentam-se a história do ateliê Foto Bianchi e a composição do fundo, indicando as relações entre os documentos escritos e iconográficos do século XX até os anos 1970. Por último, as etapas aplicadas do projeto curatorial são descritas. Este artigo destaca alguns aspectos relativos à mudança de seu estatuto e a importância da curadoria como forma de potencializar a função documental do Fundo Foto Bianchi.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patricia Camera, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Professora adjunta do Departamento de Artes e do Programa de Pós- Graduação stricto sensu em História, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Chefe da Seção de Ação Educativa do Museu Campos Gerais. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS), com pós-doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP)

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

Curadoria do Fundo Foto Bianchi: cultura fotográfica em Ponta Grossa e região. (2018). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 26, e31. https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e31