Apartamentos duplex: uma ideia moderna sobre o morar e a proposta de uma tipologia habitacional

Autores

  • Sabrina Studart Fontenele Costa Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Ifch-Unicamp) / Centro de Preservação Cultural da Universidade da Universidade de São Paulo (CPC-USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e25

Palavras-chave:

Arquitetura moderna, Habitação, Domesticidade, Projeto

Resumo

Este artigo se propõe a compreender como se deu a ideia da vida moderna entre os empreendimentos vinculados ao movimento moderno, utilizando como objeto de análise os apartamentos duplex. Os arranjos espaciais vinculados a esta tipologia se relacionavam originalmente com a ideia de economia na construção e com o discurso da funcionalidade do espaço, que sugeria novas práticas domésticas ao considerar a entrada da mulher no mercado de trabalho, como também sua menor participação na organização do lar e da família. Para tanto, foram analisados exemplos em diversos conjuntos habitacionais a partir do estudo de seus projetos e do contexto de suas construções, tendo como ponto de partida o conjunto soviético Narkomfin (1928) e a difusão das ideias da habitação mínima no contexto nacional e internacional. Foram levantados os projetos dos conjuntos e dos apartamentos – no recorte temporal de 1920 a 1960 – de maneira a compreender a ênfase dada em cada setor da casa e como as ideias se concretizaram ao longo das décadas e em contextos culturais diferentes. Propõe-se ainda estabelecer um percurso dos formatos dessa tipologia, compreendendo o contexto de circulação de ideias, transformações e adaptações a contextos culturais variados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sabrina Studart Fontenele Costa, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Ifch-Unicamp) / Centro de Preservação Cultural da Universidade da Universidade de São Paulo (CPC-USP)

    Mestre e Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pesquisadora de Pós-Doutorado do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp) com apoio da Fapesp, processo no 2016/08717-0.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

COSTA, Sabrina Studart Fontenele. Apartamentos duplex: uma ideia moderna sobre o morar e a proposta de uma tipologia habitacional. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. e25, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e25. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/144136.. Acesso em: 18 abr. 2024.