Objetos de ensino e o patrimônio cultural de ciência e tecnologia no Brasil e em Portugal: contribuições sobre levantamentos e inventários como instrumentos de preservação em escolas de ensino médio

Autores

  • Marcus Granato Museu de Astronomia e Ciências Afins / Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Emanuela Sousa Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco / Recife, PE, Brasil
  • Victor Emmanuel Teixeira Mendes Abalada Museu de Astronomia e Ciências Afins / Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Bruno Melo de Araújo Universidade Federal de Pernambuco / Recife, PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e30

Palavras-chave:

Inventário, Patrimônio cultural da ciência e tecnologia, Patrimônio do ensino, Brasil, Portugal

Resumo

O trabalho faz reflexões sobre o patrimônio cultural no âmbito das escolas de ensino médio, analisando algumas iniciativas de levantamentos e de valoração dos objetos de ensino enquanto bens culturais. Para tanto, buscamos traçar um perfil analítico de projetos de inventário desse patrimônio cultural no Brasil e em Portugal. A partir das lentes da ciência e tecnologia, utilizou- se a revisão bibliográfica e os contatos com as instituições como metodologia para compararo estado de pesquisas de inventário sobre estes objetos. Observou-se que as iniciativas aqui estudadas são assimétricas, necessitando ser padronizadas e aprofundadas de forma a alcançar as diferentes modalidades de ensino e, consequentemente, obter resultados mais consistentes e efetivos do ponto de vista da preservação. No entanto, percebe-se que existe um movimento crescente de identificação e preservação desses artefatos nos dois países.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Granato, Museu de Astronomia e Ciências Afins / Rio de Janeiro, RJ, Brasil
    Pesquisador e Docente do curso de mestrado profissional em Preservação de Acervos da Ciência & Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio/Mast) e bolsista de produtividade 1C do CNPq. Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 
  • Emanuela Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco / Recife, PE, Brasil

    Docente do Departamento de Antropologia e Museologia e do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutora em História pela UFPE.

  • Victor Emmanuel Teixeira Mendes Abalada, Museu de Astronomia e Ciências Afins / Rio de Janeiro, RJ, Brasil

    Pesquisador e bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

  • Bruno Melo de Araújo, Universidade Federal de Pernambuco / Recife, PE, Brasil

    Docente do Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio/Mast).

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

GRANATO, Marcus; RIBEIRO, Emanuela Sousa; ABALADA, Victor Emmanuel Teixeira Mendes; ARAÚJO, Bruno Melo de. Objetos de ensino e o patrimônio cultural de ciência e tecnologia no Brasil e em Portugal: contribuições sobre levantamentos e inventários como instrumentos de preservação em escolas de ensino médio. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. e30, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e30. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/145881.. Acesso em: 19 abr. 2024.