A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos

Autores

  • Márcia Almada Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e02d1

Palavras-chave:

Pintura, Desenho, Manuscritos, Materialidade, Ilustração científica

Resumo

A partir da observação interdisciplinar fundada nos interesses da história social, da história da arte e da ciência da conservação, este artigo pretende fomentar a discussão conceitual e terminológica envolvida na identificação de técnicas e materiais empregados no desenho e na pintura em manuscritos, com foco particular nos produtos visuais resultantes das viagens científicas dos séculos 18 e 19, mas se estendendo também às demais imagens, com ou sem o estatuto de obras de arte, produzidas no mesmo período. Fugindo das generalizações inerentes à expressão “desenho aquarelado”, são expostas as especificidades das tintas usadas na pintura em papel, sua preparação, técnicas de aplicação e resultados óticos obtidos com os diferentes processos, relacionando os produtos finais às circunstâncias sociais de produção, com o intuito de auxiliar na distinção entre desenhos, pinturas a têmpera e pinturas em aquarela e apresentar alternativas terminológicas que especifiquem as qualidades materiais dos documentos gráficos.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material/Dossiê

Como Citar

ALMADA, Márcia. A mão, o olho e a matéria: reflexões sobre a identificação das técnicas e materiais da pintura em documentos históricos. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. e02d1, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e02d1. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/146860.. Acesso em: 19 abr. 2024.