Arte contemporânea em diálogo com a tradição visual: Cardoso, Zocchio e Navas (São Paulo, 1887-2016)
Cardoso, Zocchio and Navas (São Paulo, 1887-2016)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-02672019v28e03Palavras-chave:
Arte contemporânea, Tradição visual, Temporalidade, Fotografia, Militão Augusto de Azevedo, São Paulo (cidade)Resumo
Estruturado em três segmentos, o artigo comenta em um primeiro momento ensaios visuais dos artistas contemporâneos Patrícia Cardoso, Marcelo Zocchio e Thiago Navas que tomam a cidade de São Paulo e suas representações como questão, em ações que tensionam aspectos como memória, autoria, autoridade e tradição visual.
Em seguida, é apresentado um percurso historiográfico sobre a obra de Militão Augusto de Azevedo (Rio de Janeiro, 1837-São Paulo, 1905), produtor visual em destaque na reflexão operada naqueles ensaios. Surge ali como referência em diferentes graus e modos o Álbum comparativo da cidade de S. Paulo (1862-1887), o mais extenso conjunto imagético sobre a cidade ao final da década de 1880. Busca-se destacar como as imagens de Militão foram percebidas e mobilizadas no processo de construção de uma memória urbana local ao longo do século XX e, por fim, na própria constituição do campo da história da fotografia brasileira. O artigo retorna ao final à análise dos ensaios de Cardoso, Zocchio e Navas, comentando como operam sobre princípios estruturais como o recurso comparativo entre fotografias, as funções documentais, representacionais, etc. O artigo enfoca especialmente as temporalidades articuladas pela narrativas imagéticas no álbum de Militão e nas apropriações posteriores, e como uma potente reflexão sobre esses aspectos se realiza no segmento da arte contemporânea, permitindo expor as dinâmicas que submeteram a iconografia histórica local a agendas diversas.
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Referências
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ENTREVISTAS
Marcelo Salvia Zocchio. Depoimento ao autor em 22 de novembro de 2016, com registro digital de áudio.
Patrícia de Castro Cardoso. Depoimento ao autor em 7 de agosto de 2018, com registro digital de áudio.
Thiago Briguet Navas. Depoimento ao autor em 17 de outubro de 2016, com registro digital de áudio.
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