Arte contemporânea em diálogo com a tradição visual: Cardoso, Zocchio e Navas (São Paulo, 1887-2016)

Cardoso, Zocchio and Navas (São Paulo, 1887-2016)

Palavras-chave: Arte contemporânea, Tradição visual, Temporalidade, Fotografia, Militão Augusto de Azevedo, São Paulo (cidade)

Resumo

Estruturado em três segmentos, o artigo comenta em um primeiro momento ensaios visuais dos artistas contemporâneos Patrícia Cardoso, Marcelo Zocchio e Thiago Navas que tomam a cidade de São Paulo e suas representações como questão, em ações que tensionam aspectos como memória, autoria, autoridade e tradição visual.
Em seguida, é apresentado um percurso historiográfico sobre a obra de Militão Augusto de Azevedo (Rio de Janeiro, 1837-São Paulo, 1905), produtor visual em destaque na reflexão operada naqueles ensaios. Surge ali como referência em diferentes graus e modos o Álbum comparativo da cidade de S. Paulo (1862-1887), o mais extenso conjunto imagético sobre a cidade ao final da década de 1880. Busca-se destacar como as imagens de Militão foram percebidas e mobilizadas no processo de construção de uma memória urbana local ao longo do século XX e, por fim, na própria constituição do campo da história da fotografia brasileira. O artigo retorna ao final à análise dos ensaios de Cardoso, Zocchio e Navas, comentando como operam sobre princípios estruturais como o recurso comparativo entre fotografias, as funções documentais, representacionais, etc. O artigo enfoca especialmente as temporalidades articuladas pela narrativas imagéticas no álbum de Militão e nas apropriações posteriores, e como uma potente reflexão sobre esses aspectos se realiza no segmento da arte contemporânea, permitindo expor as dinâmicas que submeteram a iconografia histórica local a agendas diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Mendes, Arquivo Histórico Municipal de São Paulo - SMC/PMSP

Graduação em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), graduação em Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da mesma Universidade. Mestrado em Biblioteconomia / linha Ação Cultural pela ECA/USP; doutorando em História Social pela FFLCH-USP. Desenvolve desde 1997 o projeto de referência FotoPlus sobre história da fotografia no Brasil (http://www.fotoplus.com/). É pesquisador aposentado pelo Arquivo Histórico Municipal de São Paulo-SMC.

Referências

FONTES ICONOGRÁFICAS

CARDOSO, Patrícia. Rua 9 de Julho – Santo Amaro, SP / Avenida 9 de Julho – Jardins, SP (2003), díptico. 1. Fotografia colorida, a partir de cromo, 50 x 140 cm. Acervo pessoal da artista.

CARDOSO, Patrícia. Rua Washington Luís – Centro, SP / Avenida Washington Luís – Aeroporto, SP (2003), díptico. 1. Fotografia colorida, a partir de cromo, 50 x 140 cm. Acervo pessoal da artista.

NAVAS, Thiago. Apagamento/Encobrimento (2015-2016). 1. Intervenção sobre página impressa com imagem de Militão Augusto de Azevedo (Rua do Carmo, 1862), 27,5 x 26,5 cm. Acervo pessoal do artista.

NAVAS, Thiago. Apagamento/Encobrimento (2015-2016). 1. Intervenção sobre página impressa com imagem de Militão Augusto de Azevedo (Largo da Cadeia, 1862), 27,5 x 26,5 cm. Acervo pessoal do artista.

ZOCCHIO, Marcelo. Repaisagem (2005-2015 c.) (Largo Coração de Jesus). 1. Fotografia preto e branco manipulada a partir de imagens do artista e de Guilherme Gaensly. Acervo pessoal do artista.

ZOCCHIO, Marcelo. Repaisagem (2005-2015 c.) (Av. Dr. Arnaldo). 1. Fotografia preto e branco manipulada a partir de imagens do artista e de Guilherme Gaensly. Acervo pessoal do artista.

ZOCCHIO, Marcelo. Repaisagem (2005-2015 c.) (Parque Dom Pedro II) 1. Fotografia preto e branco manipulada a partir de imagens do artista e de Vincenzo Pastore. Acervo pessoal do artista.

FONTES IMPRESSAS

LEMBRANÇAS da vida acadêmica. Correio Paulistano, São Paulo, 20 out. 1864. p. 4.

VISTAS da Academia de S. Paulo. Correio Paulistano, São Paulo, 27 out. 1860. p. 3.

VISTAS photographicas. Correio Paulistano, São Paulo, 9 nov. 1859. p. 3.

LIVROS, ARTIGOS E TESES

ARAÚJO, Iris Morais. Versões do ‘progresso’: a modernização como tema e problema do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo (1862-1902). 2006. 293f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – FFLCH-USP, 2006. (publicada em 2010, Alameda Editorial).

ARAÚJO, Íris Morais. Versões do ‘progresso’: a modernização como tema e problema do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo. Anais do Museu Paulista, Nova Série, v. 18, n. 2, p.147-201, jul./dez. 2010.

ARRUDA, Rogério Pereira de. Cidades-capitais imaginadas pela fotografia. La Plata (Argentina), Belo Horizonte (Brasil), 1880-1897. 2011. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2011.

AZEVEDO, Militão Augusto de. Álbum comparativo da cidade de São Paulo: 1862-1887. Textos: Benedito Lima de Toledo, Boris Kossoy e Carlos A. C. Lemos. São Paulo: Prefeitura de São Paulo, 1981.

BAKHTIN, Mikhail. Formas de tempo e de cronotopo no romance. In: BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Unesp, 1998.

BALDIN, Adriane Acosta. São Paulo em 1860 pelas lentes de Militão Augusto de Azevedo: a história urbana contada através das imagens. 2006. Dissertação (Mestrado em Urbanismo) – PUC-Campinas, Campinas, 2006.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7ª edição. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 222-232.

BOYM, Svetlana. The future of nostalgia. Nova York: Basic Books, 2001.

CAMPOS, Eudes. A cidade de São Paulo e a era dos ‘melhoramentos materiaes’: obras públicas e arquitetura vista por meio de fotografias de autoria de Militão Augusto de Azevedo, datadas do período 1862-1863. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 11-114, jan./jun. 2007. Disponível em: <https://bit.ly/34ELvb5>. Acesso em: 1 jun. 2018.

CARVALHO, Vânia Carneiro de. Do indivíduo ao tipo: as imagens da (des)igualdades nos álbuns fotográficos da cidade de São Paulo na década de 1950. 1995. Dissertação (Mestrado) em História Social – FFLCH-USP, 1995.

CARVALHO, Vânia Carneiro de; LIMA, Solange Ferraz de. São Paulo antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, Nova série, n. 1, p. 147-178, 1993.

CAVENAGHI, Airton José. Imagens que falam: olhares fotográficos sobre São Paulo (Militão Augusto de Azevedo e ‘São Paulo Light and Power Co.’, fins do século XIX e início do século XX. 2000. 367f. Dissertação (Mestrado em História Social) – FFLCH-USP, São Paulo, 2000.

DONHAM, Donald. Marxist modern: an ethnographic history of the ethiopian Revolution. Los Angeles: University of California; Oxford: James Currey, 1999.

FERNANDES JUNIOR, Rubens (org.). Aurélio Becherini. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

FERNANDES JUNIOR, Rubens; BARBUY, Heloisa; FREHSE, Fraya. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

FOUCAULT, Michel. Des espaces autres. Conférence au Cercle d'études architecturales, 14 mars 1967. Architecture, Mouvement, Continuité. nº 5, p. 46-49, 1984.

GALLINA, Paulo (coord.). Apagamentos: Thiago Navas. São Paulo: Caixa Cultural São Paulo/ Rocha Comunicação Integrada, 2016. Catálogo de evento. (16 de julho a 25 de setembro de 2016).

GOULART, Paulo César Alves; MENDES, Ricardo. Noticiário geral da Photographia Paulistana:

-1900. São Paulo: Imprensa Oficial: SMC: CCSP, 2007

GRANGEIRO, Candido Domingues. As artes de um negócio: a febre photographica. 1993. 266f. Dissertação (Mestrado em História) – IFCH-Unicamp. Campinas, 1994. (publicada em 2000, Mercado das Letras/Fapesp).

KOSSOY, Boris. Militão Augusto de Azevedo e a documentação fotográfica de São Paulo (1862- 1887): recuperação da cena paulistana através da fotografia. 1978. Dissertação (Mestrado) – FESPSP. São Paulo, 1978.

LAGO, Pedro Correa do. Militão Augusto de Azevedo. São Paulo: Capivara: Contracapa: IRB Brasil Seguros, 2001.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 1990.

LEITE, Marcelo Eduardo. Militão Augusto de Azevedo: um olhar sobre a heterogeneidade humana e social de São Paulo (1865-1885). 2002. 192f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – FCL-Unesp, Araraquara, 2002.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Fotografia e cidade: da razão urbana à lógica do consumo: álbuns de São Paulo (1887-1954). Campinas: Mercado de Letras, 1997. 1ª reimpressão: 2008.

MENDES, Ricardo (org.). Antologia Brasil: 1839-1900. São Paulo: edição do autor, 2013.

MENDES, Ricardo. São Paulo e suas imagens. Cadernos de fotografia brasileira, São Paulo, Instituto Moreira Salles, n. 2, p. 381-487, 2004.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, ANPUH, v. 23, n. 45, p. 11-36, 2003.

SÃO PAULO (Estado). Divisão de Arquivo do Estado. São Paulo em três tempos: álbum comparativo da cidade de São Paulo (1862-1887-1914). São Paulo: Casa Civil: IMESP: Secretaria da Cultura: Arquivo do Estado, 1982.

TASSINARI, Mariana. Sobretempo. São Paulo: Olhavê, 2017.

ZOCCHIO. Marcelo. Repaisagem São Paulo. São Paulo: Dash: Porto de Cultura: Nielsen,2012.

SITES

FotoPlus: Bases de dados bibliográfica e de eventos. Disponível em: <http://www.fotoplus.com>. Acesso em: 9 jul. 2018.

Marcelo Zocchio. Disponível em: <http://www.marcelozocchio.com.br>. Acesso em: 9 jul. 2018.

Thiago Navas. Disponível em: <http://www.thiagonavas.com>. Acesso em: 9 jul. 2018 e 14 mar. 2019.

ENTREVISTAS

Marcelo Salvia Zocchio. Depoimento ao autor em 22 de novembro de 2016, com registro digital de áudio.

Patrícia de Castro Cardoso. Depoimento ao autor em 7 de agosto de 2018, com registro digital de áudio.

Thiago Briguet Navas. Depoimento ao autor em 17 de outubro de 2016, com registro digital de áudio.

Publicado
2020-03-02
Como Citar
Mendes, R. (2020). Arte contemporânea em diálogo com a tradição visual: Cardoso, Zocchio e Navas (São Paulo, 1887-2016). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 28, 1-38. https://doi.org/10.1590/1982-02672019v28e03
Seção
Estudos de Cultura Material