O lugar do Ceará nas políticas de preservação do patrimônio cultural nos anos 1980: entre os domínios da cultura e a emergência do turismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28d2e36

Palavras-chave:

Cultura, Patrimônio, Turismo, Popular, Ceará

Resumo

A década de 1980 viu o termo “patrimônio” ganhar o cotidiano e os dias em meio à porosidade das conjunturas vividas entre a ditadura civil-militar e o processo da redemocratização brasileira. Nos estudos sobre a história do patrimônio cultural no Brasil, o marco de 1980 é igualmente significativo para a compreensão de itinerários que estavam se processando por meio de debates, projetos e ações com ressonâncias múltiplas nos novos domínios da
cultura. No Ceará, a experiência do Centro de Referência Cultural do Estado (Ceres) (1975-1990) coloca em perspectiva o mapeamento e o registro audiovisual da memória da cultura tradicional popular, sintoma do papel que o folclore e o artesanato passam a ocupar como vetores de uma cultura do Nordeste e de uma identidade cearense. Inserida no processo de reconfiguração do campo do patrimônio cultural, a “dinamização da cultura” vai ser operada em correspondência com os anseios de desenvolvimento local representados pela emergência de uma política de turismo. Neste artigo, objetivamos compreender percursos que demarcam esse campo, notando como a tríade cultura, patrimônio e turismo passou a funcionar como marcador das singularidades regionais, visando garantir o lugar do Ceará nas representações do patrimônio do Nordeste por meio da fabricação do popular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Gilberto Ramos Nogueira, Universidade Federal do Ceará

    Possui graduação em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis, mestrado e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), além de pós doutorado pelo Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (Cria) da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor associado do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (UFC) e docente do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistóra) no polo coordenado pela UFC. É coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Patrimônio e Memória (GEPPM/UFC/CNPq) e do Grupo de Trabalho História e Patrimônio Cultural da Associação Nacional de História (Anpuh).

Referências

FONTES IMPRESSAS

ALEGRE, Sylvia Porto. Apresentação. In: CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Caderno de cultura. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, Centro de Referência Cultural, 1979. Ano I, nº1, p. 5-6.

AUDIFOR. Guia de Fortaleza. Fortaleza: Tiprogresso, 1976.

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL. Aspectos econômicos do artesanato nordestino. Fortaleza: Etene/BNB, 1958.

BANCO DO NORDESTE DO BRASIL. Perspectivas e desenvolvimento turístico no Nordeste até 1980. Turismo. Fortaleza: Etene/BNB, 1971.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes para uma Política Nacional de Cultura. Boletim do Conselho Federal de Cultura, Brasília, DF, ano 3, n. 9, p. 57-64, 1973.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Departamento de Assuntos Culturais. Conclusões do Encontro de Secretários de Cultura: subsídios para um Programa de Integração Cultural. Brasília, DF: MEC, 1976.

CAMPOS, Marta. Prefácio. In: CARIRY, Rosemberg; BARROSO, Oswaldo. Cultura insubmissa: estudos e reportagens. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1982. p. 13-15.

CARIRY, Rosemberg; BARROSO, Oswald. Cultura insubmissa: estudos e reportagens. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1982.

CEARÁ. I Plano Quinquenal de Desenvolvimento do Ceará – Plandece (1975-1979): plano estratégico. Fortaleza: Governo do Ceará, 1975a. 2 v.

CEARÁ. Secretaria de Cultura. Secretaria de Planejamento e Coordenação. I Plano Quinquenal de Desenvolvimento do Ceará – Plandece (1975-1979): plano setorial. Fortaleza: Governo do Ceará, 1975b.

CEARÁ. Secretaria de Cultura e Desporto. Relatório: Projeto Artesanato. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1976.

CEARÁ. Secretaria de Cultura e Desporto. Relatório: Projeto Artesanato. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, 1978.

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Antologia da literatura de cordel. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, Centro de Referência Cultural, 1978. (Coleção Povo e Cultura, n. 1, v. 1).

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Caderno de cultura. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, Centro de Referência Cultural, 1979. Ano I, n.1.

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Antologia da literatura de cordel. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, Centro de Referência Cultural, 1980a. (Coleção Povo e Cultura, n. 2, v. 2).

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). A cerâmica utilitária e decorativa do Ceará. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, Centro de Referência Cultural, 1980b. (Série Artesanato Cearense, v. 1).

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). A literatura popular em questão. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, Centro de Referência Cultural, 1983. (Coleção Povo e Cultura, n. 3).

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Caderno de cultura. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Centro de Referência Cultural do Estado, 1987. Ano II, n. 2.

CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Caderno de Cultura. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, Centro de Referência Cultural do Estado, 1989. Ano III, n. 3.

COSTA, Roberto Aurélio Lustosa da. Editorial. In: CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Caderno de cultura. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, Centro de Referência Cultural, 1979. Ano I, n. 1, p. 7-8.

DIÉGUES JÚNIOR, Manuel. 6º tema: regionalização e inter-regionalização cultural. Boletim do Conselho Federal de Cultura, Brasília, DF, ano 6, n. 23, p. 69-73, 1976.

FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTE; INSTITUTO NACIONAL DE FOLCLORE; UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Pequeno atlas de cultura popular do Ceará: Juazeiro do Norte. Rio de Janeiro: Funarte, 1985.

HOLANDA, Firmino. Registro da cultura popular no cinema cearense. In: CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Caderno de cultura. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer, Centro de Referência Cultural do Estado, 1987. p. 29-39.

MATOS, José Carlos. In: CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). A cerâmica utilitária e decorativa do Ceará. Fortaleza: Secretaria de Cultura e Desporto, Centro de Referência Cultural, 1980b. (Série Artesanato Cearense). p. 13.

NASCIMENTO, J. S. Prefácio. In: CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). Antologia da literatura de cordel. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Desporto e Promoção Social, Centro de Referência Cultural, 1980a. (Coleção Povo e Cultura, n. 2, v. 2). p. 9.

NASCIMENTO, J. S. Prefácio. In: CENTRO DE REFERÊNCIA CULTURAL DO ESTADO (Ceará). A cerâmica utilitária e decorativa do Ceará. Fortaleza: Secretaria de Cultura, Centro de Referência Cultural, 1980b. (Série Artesanato Cearense, v. 1). p. 8.

O QUE REPRESENTOU a década de 70 para o turismo no Ceará. O Povo, Fortaleza, p. 1, 6 jan. 1980. Caderno de Turismo.

REALE, Miguel. 5º tema: integração regional da cultura. Boletim do Conselho Federal de Cultura, Brasília, DF, ano 6, n. 23, p. 65-68, 1976.

LIVROS, ARTIGOS E TESES

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; São Paulo: Cortez, 1999.

AGUIAR, Leila Bianchi. O Iphan e o desenvolvimento turístico nos conjuntos urbanos preservados. In: INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Brasil). Anais da I Oficina de Pesquisa: a pesquisa histórica no Iphan. Rio de Janeiro: Iphan, 2008. p. 71-88.

AGUIAR, Leila Bianchi. O Programa de Cidades Históricas, o turismo e a “viabilidade econômica” do patrimônio (1973-1979). Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 137-149, 2016.

BARBALHO, Alexandre. Relações entre Estado e cultura no Brasil. Ijuí: Unijuí, 1998.

BARBALHO, Alexandre. A modernização da cultura: política para o audiovisual nos governos Tasso Jereissati e Ciro Gomes – Ceará (1987-1998). Fortaleza: Imprensa Universitária, 2005.

CALABRE, Lia. Políticas culturais no Brasil: dos anos 1930 ao século XXI. Rio de Janeiro: Fundação Getulio Vargas, 2009.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Reconhecimentos: antropologia, folclore e cultura popular. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2012.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; CORREA, Joana (orgs.). Enlaces: estudos de folclore e culturas populares. Rio de Janeiro: Iphan, 2018.

CERTEAU, Michel de. A cultura no plural. Campinas: Papirus, 1995.

CHAUI, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CHAUI, Marilena. Cultura e democracia: discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2003.

CHUVA, Márcia; LAVINAS, Laís Villela. O Programa de Cidades Históricas (PCH) no âmbito das políticas culturais dos anos 1970: cultura, planejamento e nacional desenvolvimento. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 75-98, 2016.

CORREA, Sandra Magalhães. O Programa de Cidades Históricas: por uma política integrada de preservação do patrimônio cultural urbano. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 15-58, 2016.

FONSECA, Maria Cecília L. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1998.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

GASPAR, Lúcia. Movimento de Cultura Popular (MCP). Pesquisa Escolar, Recife, 2009. Disponível em: https://bit.ly/3hnIRMB. Acesso em: 28 ago. 2020.

GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos (orgs.). Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.

GONDIM, Linda Maria de Pontes. O Dragão do Mar e a Fortaleza pós-moderna: cultura, patrimônio e imagem da cidade. São Paulo: Annablume, 2007.

LEAL, Cláudia Baeta. As missões da Unesco no Brasil: Michel Parent. Rio de Janeiro: Copedoc, 2008.

MAGALHÃES, Aloísio. E triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

MELO, Rosilene Alves. Arcanos do verso: trajetória da Tipografia São Francisco em Juazeiro do Norte, 1926-1982. 2003. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.

MICELI, Sérgio (org.). Estado e cultura no Brasil. São Paulo: Difel, 1984.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. Por um inventário dos sentidos: Mário de Andrade e a concepção de patrimônio e inventário. São Paulo: Hucitec, 2005.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. O Centro de Referência Cultural – Ceres (1976-1990) e o registro audiovisual da memória popular do Ceará. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; RAMOS, Francisco Régis Lopes (orgs.). Futuro do pretérito: escrita da história e história do museu. Fortaleza: Instituto Frei Tito Alencar, 2010. p. 447-460.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. O campo do patrimônio cultural e a história: itinerários conceituais e práticas de preservação. Antíteses, Londrina, v. 7, n. 14, p. 45-67, 2014.

NOGUEIRA, Antonio Gilberto Ramos. O registro do cordel como patrimônio imaterial e as políticas de preservação da cultura popular no Brasil. Anos 90, Porto Alegre, v. 25, n. 48, p. 181-212, 2018.

OLIVEIRA, Israel Carvalho de. Entre a cultura e o espírito: domínios da intelectualidade cearense na política cultural (1966-1980). 2014. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

OLIVEIRA, Luana Silva. Cáscia Frade e o folclore fluminense: trajetórias do patrimônio imaterial no Rio de Janeiro (1970-2016). 2019. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 1994.

POULOT, Dominique. Uma história do patrimônio no ocidente, séculos XVIII-XXI: do monumento aos valores. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

RAMOS FILHO, Vagner Silva. (O)culto pelo patrimônio: (pre)tensões da memória do cangaço na cultura nordestina. In: CUNHA FILHO, Francisco Humberto; BOTELHO, Isaura; SERVERINO, José Roberto (orgs.). Direitos culturais. Salvador: Edufba, 2018. p. 189-208.

SANTOS, Rafael do José do. As cores locais, religiosidade, cultura e turismo. In: PELEGRINI, Sandra; NAGABE, Fabiane; PINHEIRO, Aurea da Paz (orgs.). Turismo & patrimônio em tempos de globalização. Campo Mourão: Editora da Fecilcam, 2010. p. 45-68.

SEGALA, Lygia. O movimento folclórico em ação na imagem fixa. In: CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; CORREA, Joana (orgs.). Enlaces: estudos de folclore e culturas populares. Rio de Janeiro: Iphan, 2018. p. 355-373.

SOARES, Ana Lorym. Folclore e políticas culturais no Ceará entre as décadas de 1950 e 1970. In: SOARES, Igor de M.; SILVA, Ítala Byanca M. da (orgs.). Cultura, política e identidades: Ceará em perspectiva. Fortaleza: Iphan, 2014. p. 525-552.

VIANA, José Ítalo Bezerra. As muitas artes do Cariri: relações entre turismo e patrimônio cultural no século XXI. 2017. Tese (Doutorado em História Social) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

VILHENA, Luís Rodolfo. Projeto e missão: o Movimento Folclórico Brasileiro (1947-1964). Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

YÚDICE, George. A conveniência da cultura: usos da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

ECM/Dossiê: Democracia, Patrimônio e Direitos: a década de 1980 em perspectiva

Como Citar

O lugar do Ceará nas políticas de preservação do patrimônio cultural nos anos 1980: entre os domínios da cultura e a emergência do turismo. (2020). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 28, 1-30. https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28d2e36