Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e62

Palavras-chave:

Coleção, Narrativa, Arquitetura moderna, América Latina

Resumo

Os edifícios são colecionáveis? Houve quem colecionasse projetos, como o casal Tremaine, para quem Niemeyer e Johnson projetaram casas nunca construídas; certas exposições incorporaram protótipos arquitetônicos, como a casa que Breuer levantou no jardim do MoMA
em 1949. Mas na grande maioria das vezes, as obras de arquitetura entram nos museus e na historiografia através de algo que as representa. Essas representações – fotografias, desenhos – geralmente compõem catálogos que, de certa maneira, desfrutam de uma vida independente
das exposições que os originaram e superam-nas em longevidade. Latin American Architecture since 1945, catálogo decorrente da exposição homônima organizada por Henry-Russell Hitchcock para o MoMA em 1955, é hoje amplamente reconhecido como peça fundamental na construção historiográfica da arquitetura moderna latino-americana, bem como o Brazil
Builds de Philip Goodwin (1943). Os catálogos de arquitetura são produtos bibliográficos onde as imagens têm papel preponderante sobre os textos. Entram na categoria da coleção de figuras ou do álbum fotográfico. Contudo, não obstante a prioridade da imagem sobre a palavra, o catálogo constitui, também, uma narrativa. O objetivo deste texto é interrogar a
condição narrativa própria do catálogo como coleção de arquitetura, como álbum fotográfico, em suas correlações com os métodos da historiografia e com a formação do conceito de arquitetura moderna, através de Latin American Architecture since 1945.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Claudia Costa Cabral, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Arquiteta e mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Teoria e História da Arquitetura pela Universitat Politecnica de Catalunya. Atualmente é professora titular do Departamento de Arquitetura da UFRGS, atuando na graduação e na pós-graduação; pesquisadora nível 1D do CNPq, líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Arquitetura Moderna Latino-americana. E mail: claudiacostacabral@gmail.com

Referências

FONTES MANUSCRITAS

DREXLER, Arthur. [Correspondência]. Destinatário: Henry-Russell Hitchcock. New York, 5 set.

The Museum of Modern Art Exhibition Records, 590.2. New York: The Museum of

Modern Art Archives, 1955a.

DREXLER, Arthur. [Correspondência]. Destinatário: Henry-Russell Hitchcock. New York, 19 set.

The Museum of Modern Art Exhibition Records, 590.2. New York: The Museum of

Modern Art Archives, 1955b.

FROM LE CORBUSIER TO NIEMEYER. Captions. The Museum of Modern Art Exhibition

Records, 400.4. New York: The Museum of Modern Art Archives, 1949a.

FROM LE CORBUSIER TO NIEMEYER. Installation Notes. The Museum of Modern Art

Exhibition Records, 400.4. New York: The Museum of Modern Art Archives, 1949b.

FROM LE CORBUSIER TO NIEMEYER. Layout sketch. The Museum of Modern Art Exhibition

Records, 400.4. New York: The Museum of Modern Art Archives, 1949c.

FROM LE CORBUSIER TO NIEMEYER. Press Release. Museum Exhibits Architectural Models

and Plans. “From Le Corbusier to Niemeyer”. The Museum of Modern Art Exhibition Records,

4. New York: The Museum of Modern Art Archives, 1949d.

HITCHCOCK, Henry-Russell. [Correspondência]. Destinatário: Henrique Mindlin. New York,

jan. 1955. The Museum of Modern Art Exhibition Records, 590.2. New York: The Museum

of Modern Art Archives, 1955a.

HITCHCOCK, Henry-Russell. [Correspondência]. Destinatário: Arthur Drexler. Londres, 12 out.

The Museum of Modern Art Exhibition Records, 590.2. New York: The Museum of

Modern Art Archives, 1955b.

LATIN AMERICAN ARCHITECTURE SINCE 1945. For release: Wednesday, November 23, 1955.

Press Preview: Tuesday, November 22. The Museum of Modern Art Exhibition Records, 590.2.

New York: The Museum of Modern Art Archives, 1955a.

LATIN AMERICAN ARCHITECTURE SINCE 1945. Plan. The Museum of Modern Art Exhibition

Records, 590.5. New York: The Museum of Modern Art Archives, [1955b].

MINDLIN, Henrique. [Correspondência]. Destinatário: Henry-Russell Hitchcock. Rio de Janeiro,

mar. 1955. The Museum of Modern Art Exhibition Records, 590.2. New York: The Museum

of Modern Art Archives, 1955.

MODERN ARCHITECTURE: INTERNATIONAL EXHIBITION. Master Checklist. The Museum of

Modern Art Exhibition Records, 15. New York: The Museum of Modern Art Archives, [1931a].

MODERN ARCHITECTURE: INTERNATIONAL EXHIBITION. Press release. January 24, 1931.

The Museum of Modern Art Exhibition Records, 15. New York: The Museum of Modern Art

Archives, 1931b.

MODERN ARCHITECTURE: INTERNATIONAL EXHIBITION. Press release. November 27, 1931.

The Museum of Modern Art Exhibition Records, 15. New York: The Museum of Modern Art

Archives, 1931c.

MODERN ARCHITECTURE: INTERNATIONAL EXHIBITION. Press release, s/d. The Museum

of Modern Art Exhibition Records, 15. New York: The Museum of Modern Art Archives, [1931d].

LIVROS, ARTIGOS E TESES

AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.

BARR, Alfred et al. What is happening to Modern Architecture? A symposium at the Museum

of Modern Art. The Bulletin of the Museum of Modern Art, New York, v. 15, n. 3, p. 4-20, 1948.

Doi: <https://doi.org/10.2307/4058109>.

BARR, Alfred. Preface. In: HITCHCOCK, Henry-Russell; JOHNSON, Philip. The international

style: architecture since 1922. New York: W. W. Norton & Company, 1966. p. 11-16.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Lisboa: Edições 70, 1980.

BERGDOLL, Barry. Good neighbors: The Museum of Modern Art and Latin America, 1933-1955,

a journey through the MoMA Archives. In: NOELLE, Louise; SAN MARTÍN, Iván (comp.).

Modernidad urbana: urban modernity. México, DF: Docomomo, 2012. p. 41-75.

BERGDOLL, Barry; COMAS, Carlos Eduardo; LIERNUR, Jorge Francisco; REAL, Patricio del.

Latin American in construction: architecture 1955-1980. New York: The Museum of Modern

Art, 2015.

BERGDOLL, Barry; CHRISTENSEN, Peter. Home delivery: fabricating the modern dwelling. New

York: The Museum of Modern Art, 2008.

BULLRICH, Francisco. New directions in Latin American architecture. New York: George

Braziller, 1969.

CABRAL, Cláudia Costa. Arte e arquitetura moderna em três projetos do Oscar Niemeyer. In:

ESPINOZA, José Carlos Huapaya (org.). Revisões e ampliações da arquitetura e do urbanismo

modernos no Brasil. Salvador: Edufba, 2020. p. 85-110.

CABRAL, Cláudia Costa. La revista como escudo. Módulo y Oscar Niemeyer. In: TORRENT,

Horacio (comp.). Revistas, arquitectura, y ciudad. Representaciones en la cultura moderna.

Pamplona: T6) Ediciones, 2013. p. 49-70.

COMAS, Carlos Eduardo Dias. Brazil builds e a bossa barroca: notas sobre a singularização da

arquitetura moderna brasileira. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 6., 2005, Niterói. Anais

[…]. Niterói: UFF, 2005. p. 1-21.

COMAS, Carlos Eduardo Dias. La revista como lanza. Habitat y Lina Bo Bardi. In: TORRENT,

Horacio (comp.). Revistas, arquitectura, y ciudad. Representaciones en la cultura moderna.

Pamplona: T6) Ediciones, 2013. p. 33-47.

COMAS, Carlos Eduardo Dias. Memorandum latinoamericano: la ejemplaridad arquitectónica

de lo marginal. 2G, Barcelona, n. 8, p. 129-143, 1998.

GOODWIN, Philip Lippincott; SMITH, G. E. Kidder. Brazil builds: architecture new and old,

-1942. New York: The Museum of Modern Art, 1943.

GUTIÉRREZ, Ramón. Arquitectura latino-americana: textos para reflexão e polêmica. São

Paulo: Nobel, 1989.

HITCHCOCK, Henry-Russell; JOHNSON, Philip. The international style: architecture since 1922.

New York: W. W. Norton & Company, 1932-1966.

HITCHCOCK, Henry-Russell. Some problems in the interpretation of modern architecture.

Journal of the Society of Architectural Historians, Berkeley, v. 2, n. 2, p. 29-32, 1942. Doi:

<https://doi.org/10.2307/901237>.

HITCHCOCK, Henry-Russell. The architecture of bureaucracy and the architecture of genius.

The Architectural Review, London, v. 101, n. 60, p. 2-6, 1947.

HITCHCOCK, Henry-Russell. Painting toward architecture. New York: Duel, Sloan and

Pearce, 1948.

HITCHCOCK, Henry-Russell. The international style twenty years after. Architectural Record,

[s. l.], v. 110, n. 2, p. 89-97, 1951.

HITCHCOCK, Henry-Russell. Latin American architecture since 1945. New York: The Museum

of Modern Art, 1955c.

HITCHCOCK, Henry-Russell; DREXLER, Arthur. Built in the USA: postwar architecture. New

York: Simon & Schuster, 1952.

HUYGHE, René. Prefácio. In: Enciclopédia dos museus: Louvre Paris. São Paulo: Melhoramentos, 1967. p. 10-15.

LIRA, José. Warchavchik: fraturas da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MAX BILL, o inteligente iconoclasta. Habitat, São Paulo, n. 12, p. 34-35, 1953.

MAX BILL, o arquiteto, a arquitetura, a sociedade. Habitat, São Paulo, n. 14, p. A-B, 1954.

MINDLIN, Henrique Ephim. Modern architecture in Brazil. Rio de Janeiro: Colibris, 1956.

MOCK, Elisabeth. Built in USA: 1932-1944. New York: The Museum of Modern Art, 1944.

MODERN Architecture: International exhibition. New York: The Museum of Modern Art, 1932.

MUÑOZ, María Teresa. Prólogo. In: HITCHCOCK, Henry-Russell; JOHNSON, Philip. El estilo

internacional: arquitectura desde 1922. Madrid: Colegio Oficial de Aparejadores y Arquitectos

Técnicos de Madrid, 1984. p. 9-26.

MYERS, Irving Evan. Mexico’s modern architecture. New York: Architectural Book Publishing

Company, 1952.

NIEMEYER, Oscar. Minha arquitetura 1937-2005. Rio de Janeiro: Revan, 2005.

NOELLE, Louise. Las casas de Juan O’Gorman: principio y fin. Summa+, Buenos Aires, n. 182,

p. 108-115, 2021.

PAPADAKI, Stamo. The work of Oscar Niemeyer. New York: Reinhold Publishing Corporation,

PÉREZ CARREÑO, Francisca. El Formalismo y el desarrollo de la historia del arte. In: BOZAL,

Valeriano (ed.). Historia de las ideas estéticas y de las teorías artísticas contemporáneas.

Madrid: Visor, 1996. v. 2, p. 189-201.

PÉREZ OYARZUN, Fernando (org.). Le Corbusier y Sudamérica: viajes y proyectos. Santiago

de Chile: Pontificia Universidad Católica de Chile, 1991.

POMIAN, Krzysztof. Coleção. In: Memória-Historia. Lisboa: Imprensa Nacional, 1984. p. 51-86.

(Enciclopédia Einaudi, v. 1).

POMIAN, Krzysztof. Collectors and curiosities: Paris and Venice, 1500-1800. Cambridge: Polity

Press, 1990.

PREZIOSI, Donald. The art of art history: a critical anthology. New York: Oxford University

Press, 2009.

RAHMAN, Mohammed H. A. Introdução. In: Enciclopédia dos Museus: Museu Egípcio Cairo.

São Paulo: Melhoramentos, 1969. p. 9-15.

REAL, Patricio del. Building a continent: MoMA’s Latin American since 1945 exhibition. Journal

of Latin American Cultural Studies, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 95-110, 2007. Doi: <https://doi.org/10.1080/13569320601156803>.

REAL, Patricio del. Para caer en el olvido: Henry-Russell Hitchcock y la arquitectura latinoamericana. Block, Buenos Aires, n. 8, p. 48-57, 2011.

REAL, Patricio del. Building a continent: the idea of Latin American architecture in the early

postwar. 2012. Tese (Doutorado em Filosofia) – Columbia University, New York, 2012.

SANTOS, Cecilia Rodrigues dos; PEREIRA, Margareth Campos da Silva; PEREIRA, Romão

Veriano da Silva; SILVA, Vasco Caldeira da. Le Corbusier e o Brasil. São Paulo: Tessela, 1987.

SEARING, Helen. Henry-Russell Hitchcock: the architectural historian as critic and connoisseur.

Studies in the History of Art, v. 35, Symposium Papers XIX: The Architectural Historian in

America, p. 251-263, 1990.

SEGAWA, Hugo. Arquitectura latinoamericana contemporánea. Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

SEGRE, Roberto. The territorial and urban condition of Latin American architecture. In: SEGRE,

Roberto; KUSNETZOFF, Fernando (eds.). Latin America in its architecture. New York: Holmes

& Meier Publishers, 1981.

TOCA, Antonio (ed.). Nueva arquitectura en América Latina: presente y futuro. México, DF:

Gustavo Gili, 1990.

TORRENT, Horacio. Latinoamérica, las arquitecturas, las exposiciones, las revistas, las ideas:

MoMA 1955. In: CONGRESO INTERNACIONAL LAS EXPOSICIONES DE ARQUITECTURA Y

LA ARQUITECTURA DE LAS EXPOSICIONES, 8-9 mayo 2014, Pamplona. Actas […]. Pamplona:

Escuela Técnica Superior de Arquitectura Universidad de Navarra, 2014. p. 81-92.

TORRENT, Horacio. Cristal opaco. La arquitectura latinoamericana como categoría

historiográfica. In: MONDRAGÓN, Hugo; MEJÍA, Catalina (eds.). Sudamérica moderna: objetos,

edificios, territorios. Santiago de Chile: ARQ, 2015.

TORRENT, Horacio. O sonho e a realidade: unidad estilística y dispersión urbana. In: ZEIN,

Ruth Verde (org.). Caleidoscópio concreto: fragmentos de arquitetura moderna em São Paulo.

São Paulo: Romano Guerra, 2017. p. 379-414.

Downloads

Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

CABRAL, Claudia Costa. Uma coleção de arquitetura moderna: imagem e narratividade no catálogo latino-americano de Henry-Russell Hitchcock (1955)1. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1–53, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e62. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/182082.. Acesso em: 18 abr. 2024.