Breve história da curadoria de arte em museus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e15

Palavras-chave:

Curadoria de arte, Curador de coleção, Curador independente, Museu de arte, Coleção de arte

Resumo

Este texto busca compreender as narrativas construídas em torno da história da curadoria de arte enquanto prática social, por meio da discussão de alguns de seus paradigmas. Propõe-se uma história na contramão da tendência de abordar a curadoria de arte apenas a partir da segunda metade do século XX. Do cuidado com as coleções às exposições temporárias, a curadoria de arte especializou-se ao longo dos séculos e foi responsável por articular diferentes discursos de legitimação sobre a arte. Se num primeiro momento constituíram-se narrativas sobre a arte e os artistas, ao longo do século XX e das experiências de arte moderna o foco voltou-se para a formação de público e de quadros profissionais para os museus. A partir da década de 1960 ocorre a divisão de uma figura que antes era una: o conservador – ou curador de coleção – e o curador independente. Enquanto o primeiro passou a ser considerado um mero funcionário das instituições museológicas, o segundo ganhou protagonismo e estatuto de autor. A inclusão de experiências curatoriais realizadas no Brasil, em diferentes momentos históricos, serve como contraponto crítico às práticas curatoriais de arte realizadas nas instituições tradicionais europeias e estadunidenses, com vistas a uma abordagem que leve em conta o processo de globalização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Gonçalves Magalhães, Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea

    Historiadora da arte, Professora Livre-Docente, curadora e diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). E-mail: amagalhaes@usp.br

  • Helouise Costa, Universidade de São Paulo. Museu de Arte Contemporânea

    Professora Livre-Docente e curadora do MAC USP. E-mail: helouise@usp.br

Referências

ALTSHULER, Bruce. The avant-garde in exhibition: new art in the 20th century. Nova York: Abrams, 1994.

ARANTES, Otília. Mário Pedrosa: itinerário crítico. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

AVELAR, Ana. A raiz emocional: arte brasileira na crítica de Lourival Gomes Machado. São Paulo: Alameda, 2014.

BALZER, David. Curationism: how curating took over the art world and everything else. Londres: Pluto Press, 2015.

BARDI, Pietro Maria. The Arts in Brazil: a new museum in São Paulo. Milão: Edizione del Milione, 1956.

BARROSO, Gustavo. Introdução à técnica de museus: parte geral e parte básica. Rio de Janeiro: Gráfica Olímpica, 1946. v. 1.

BARROSO, Gustavo. Introdução à técnica de museus: parte especializada. Rio de Janeiro: Gráfica Olímpica, 1947. v. 2.

BATISTA, Marta Rossetti (org.). Coleção Mário de Andrade: religião e magia, música e dança, cotidiano. São Paulo: Edusp: IMESP, 2004.

BATISTA, Marta Rossetti; LIMA, Yone Soares de (orgs.). Coleção Mário de Andrade: artes plásticas. São Paulo: IEB-USP, 1998.

BELTING, Hans. Das ende der Kunstgeschichte? Berlim: Deutscher Kunstverlag, 1991.

BELTING, Hans. Likeness and presence: a history of the image before the era of art. Chicago: University of Chicago Press, 1997.

BENNETT, Tony. The birth of the museum: history, theory, politics. Londres: Routledge, 1995.

BISHOP, Claire. O que é um curador? A ascensão (e queda?) do curador autor. Concinnitas, Rio de Janeiro, v. 2, n. 27, p. 270-282, 2015.

BLOM, Philipp. A grandeza dos impérios. In: BLOM, Philipp. Ter e manter: uma história íntima de colecionadores e coleções. Rio de Janeiro: Record, 2003. p. 131-146.

BONAFOUX, Pascal. Le Musée du Luxembourg à Paris. Paris: Skira, 2006.

BRANDÃO, Carlos Roberto Ferreira; COSTA, Cleide. Uma crônica da integração dos museus estatutários à USP. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 207-217. 2007. DOI: 10.1590/S0101-47142007000100005. Disponível em: <https://bit.ly/3mOVBji>. Acesso em: 24 mar. 2021.

BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 28, p. 1-30, 2020. DOI: 10.1590/1982-02672020v28e1. Disponível em: <https://bit.ly/3sh4T8T>. Acesso em: 24 mar. 2021.

BRUSH, Kathryn. Vastly more than brick & mortar: reinventing the Fogg Art Museum in the 1920s. New Haven: Yale University Press, 2004.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

CELANT, Germano (org.). When attitudes become form: Bern, 1969/Venice, 2013. Milão: Progetto Prada Arte, 2013.

CHIARELLI, Tadeu. Um jeca nos vernissages. São Paulo: Edusp, 1995.

CHIPP, Herschel B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte Contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 131-173, 2008. DOI: 10.1590/S0101-47142008000200005. Disponível em: <https://bit.ly/3abyPwZ>. Acesso em: 24 mar. 2021.

COSTA, Helouise. Metamorfoses da fotografia: entre o moderno e o contemporâneo. In: MAM 70, 1948-2018. São Paulo: MAM: MAC USP, 2018. p. 41-54.

CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexicon, 2017.

DANTO, Arthur. After the end of art: contemporary art and the pale of history. Nova Jersey: Princeton University Press, 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant l’image: questions posées aux fins d’une histoire de l’art. Paris: Les Éditions de Minuit, 1990.

DROSTE, Magdalena. Bauhaus, 1919-1933. Berlim: Taschen, 2006.

DUNCAN, Sally Anne; MCCLELLAN, Andrew. The art of curating: Paul Sachs and the museum course at Harvard. Los Angeles: The Getty Research Institute, 2018.

FABRIS, Annateresa. Walter Zanini: o construtor do MAC USP. Rio de Janeiro: CBHA, 2009.

FILIPOVIC, Elena; VAN HAL, Marieke; ØVSTEBØ, Solveig (orgs.). The Biennial reader. Ostfildern: Hatje Cantz, 2010.

FOWLE, Kate. Who cares? Understanding the role of the curator today. In: RAND, Steven; KOURIS, Heather (orgs.). Cautionary tales: critical curating. Nova York: Apexart, 2007. p. 26-35.

FRANÇOZO, Mariana de Campos. De Olinda a Holanda: o gabinete de curiosidades de Nassau. Campinas: Unicamp, 2014.

GLEIS, Ralph. Caillebotte: painter and patron of Impressionism. Londres: Hirmer Publishers, 2019.

GLICENSTEIN, Jérôme. L’Art: une histoire d’expositions. Paris: Presses Universitaires de France, 2012.

GONÇALVES, Lisbeth Rebollo. Sérgio Milliet: crítico de arte. São Paulo: Edusp, 1992.

HAAG, Sabine (org.). Sammellust: die galerie erzherzog leopold wilhelms. Viena: KHM Kunsthistorisches Museum, 2014.

HASKELL, Francis. The ephemeral museum: old masters paintings and the rise of the art exhibition. New Haven: Yale University Press, 2000.

HAXHIRAJ, Marinella. Ulisse Aldrovandi: Il museografo. Bologna: Bononia University Press, 2016.

HEINICH, Nathalie; POLLACK, Michael. Du conservateur de musée à l’auteur d'exposition: l'invention d'une position singulière. Sociologie du Travail, Lyon, v. 31, n. 1, p. 29-49, 1989.

HOOPER GREENHILL, Eileen. Museums and the shaping of knowledge. Londres: Routledge, 1992.

HUSSLEIN-ARCO, Agnes; SCHOELLER, Katharina (eds.). Das Belvedere: Genese eines Museums. Viena: Bibliothek der Provinz, 2011.

JALLAGEAS, Neide; LIMA, Celso. Vkhutemas: o futuro em construção (1918-2018). São Paulo: Sesc Pompeia, 2018.

KANTOR, Sybil Gordon. Alfred H. Barr, Jr.: and the intellectual origins of the museum of modern art. Cambridge: The MIT Press, 2002.

LAFUENTE, Pablo; MCEVILLEY, Thomas; BUCHLOH, Benjamin; ARAEEN, Rasheed; MARTIN, Jean-Hubert (eds.). Making art global (part 2): Magiciens de la Terre 1989. Londres: Afterall Books, 2013.

LEITE, Andréa Andira. A experiência do Departamento de Informação e Documentação Artísticas (IDART) em São Paulo: uma revisão crítica. 2017. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

LEON, Ethel. IAC/MASP: uma escola futurista para São Paulo. In: MAGALHÃES, Ana Gonçalves; RUSCONI, Paolo; MIGLIACCIO, Luciano (orgs.). Modernidade latina: os italianos e os centros do modernismo latino-americano. São Paulo: MAC USP, 2013. p. Disponível em: <https://bit.ly/32fM9fK>. Acesso em: 24 mar. 2021.

LEON, Ethel. IAC: primeira escola de design do Brasil. São Paulo: Blucher, 2014.

LOURENÇO, Marta C. A contribution to the history of university museums and collections in Europe. In: INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS, 2002, Sidney. Anais […]. Sidney: UMAC, 2002. Disponível em: <https://bit.ly/3tU1kXv>. Acesso em: 20 mar. 2020.

MACHADO, Lourival Gomes. Retrato da arte moderna do Brasil. São Paulo: Departamento de Cultura, 1947.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves; BEIGUELMAN, Giselle (orgs.). Futuros possíveis: arte, museus e arquivos digitais. São Paulo: Peirópolis, 2014.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Classicismo moderno: Margherita Sarfatti e a pintura italiana no acervo do MAC USP. São Paulo: Alameda Editorial, 2016.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Expor e colecionar: a formação de acervos de arte moderna e contemporânea entre o MAM e o MAC USP. In: MAM 70, 1948-2018. São Paulo: MAM: MAC USP, 2018. p. 25-40.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Museu universitário ou museu na universidade? O caso do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP). In: OLIVEIRA, Emerson Dionísio de; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize (orgs.). História da arte em museus. Rio de Janeiro: Rio Books, 2020. p. 179-186.

MAIA NETO, Renato de Andrade. Arquiteturas para o Museu de Arte Contemporânea da USP. 2004. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

MCCLELLAN, Andrew. The Art Museum from Boullée to Bilbao. Londres: University of California Press, 2008.

MCGREGOR, Arthur. The Ashmolean Museum: a brief history of the museum and its collections. Oxford: Ashmolean Museum, 2001.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da história: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 2 p. 9-42, 1994. DOI: 10.1590/S0101-47141994000100002. Disponível em: <https://bit.ly/3mOfes7>. Acesso em: 24 mar. 2021.

MICELI, Sergio; MATTOS, Franklin de (orgs.). Gilda, a paixão pela forma. São Paulo: Ouro sobre Azul: Fapesp, 2007.

MIGUEL, Jair Diniz. Arte, ensino, utopia e revolução: os ateliês artísticos Vkhutemas/Vkhteir (Rússia/URSS, 1920-1930). 2006. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

MITCHELL, W. J. T. What do pictures want? The lives and loves of images. Chicago: University of Chicago Press, 2013.

NASCIMENTO, Ana Paula. São Paulo: meio artístico e as exposições (1895-1929). In: VALLE, Arthur; DAZZI, Camila (orgs.). Oitocentos: arte brasileira do Império à República. Rio de Janeiro: UFRJ: Dezenovevinte, 2010. p. 71-84.

NELSON, Robert S.; SHIFF, Richard. Critical terms for art history. Chicago: University of Chicago Press, 1996.

OBRIST, Hans Ulrich. Caminhos da curadoria. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2014.

O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

OLIVA, Fernando Augusto. Um crítico em mutação: Frederico Morais e a arte brasileira em três momentos. 2017. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

O’NEIL, Paul. The emergence of curatorial discourse from the late 1960s to the present. In: O´NEIL, Paul. The culture of curating and the curating of culture(s). Cambridge: The MIT Press, 2016a. p. 9-50.

O’NEIL, Paul. Mobility as a prerequisite of curatorship in the twenty-first century. In: O´NEIL, Paul. The culture of curating and the curating of culture(s). Cambridge: The MIT Press, 2016b. p. 73-78.

ORCUTT, Kimberly A. Personal collecting meets institutional vision. Journal of the History of Collections, Oxford, v. 18, n. 2, p. 267-284, 2006.

OSTEN, Marion von; WATSON, Grant. Bauhaus imaginista: aprendizados recíprocos. São Paulo: Sesc Pompéia, 2019.

PEDROSA, Adriano; PROENÇA, Luíza (orgs.). Concreto e cristal: o acervo do MASP nos cavaletes de Lina Bo Bardi. Rio de Janeiro: Editora Cobogó, 2015.

PEDROSA, Mário. O novo MAM terá cinco museus. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 set. 1978.

PEDROSA, Mário. Parecer sobre o core da Cidade Universitária. Risco, São Carlos, n. 2, p. 67-73, 2003.

PHILLIPS, Glenn; KAISER, Philipp. Harald Szeemann: Museum of Obsessions. Los Angeles: Getty Publications, 2018.

POINSOT, Jean Marc. Quand l'oeuvre a lieu: l'art exposé et ses récits autorisés. Paris: Le Presses du Réel, 1993.

PONTES, Heloisa. A paixão pelas formas: Gilda de Mello e Souza. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 74, p. 87-105, 2006.

ROCHA, Claudia Regina Alves da. Da pinacoteca ao museu: historicizando processos museológicos. 2014. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SEHN, Magali Melleu. Entre resíduos e dominós: preservação de instalações de arte no Brasil. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2014.

SQUEFF, Letícia. O Brasil nas letras de um pintor. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

SQUEFF, Letícia. Revendo a Missão Francesa: a missão artística de 1816, de Alphonse d'Escragnolle Taunay. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE, 1., 2005, Campinas. Anais […]. Campinas: IFCH-Unicamp, 2005. p. 133-140.

SQUEFF, Letícia. Uma galeria para o Império: a Coleção Escola Brasileira e as origens do Museu Nacional de Belas Artes. São Paulo: Edusp, 2012.

STANISZEWSKI, Mary Anne. The power of display: a history of exhibition installations at the museum of modern art. Cambridge: The MIT Press, 1999.

STOPPARD, Lou. Everyone's a curator now. The New York Times, New York, 3 mar. 2020. Disponível em: <https://nyti.ms/2QFUHtP>. Acesso em: 24 mar. 2021.

STRAUSS, David Levi. The Bias of the world: curating after Szeemann & Hopps. The Brooklyn Rail, New York, 2007. Disponível em: <https://bit.ly/31l4JCo>. Acesso em: 25 mar 2021.

TEJO, Cristiana Santiago. A gênese do campo da curadoria de arte no Brasil: Aracy Amaral, Frederico Morais e Walter Zanini. 2017. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

TELLES, Patrícia D. O Cavaleiro Brito e o Conde da Barca: dois diplomatas portugueses e a Missão Francesa de 1816 ao Brasil. Lisboa: Documenta, 2017.

THE HARVARD ART MUSEUMS. Director's report (Harvard University Art Museums). Harvard University Museums, Cambridge, n. 1987, p. 54-58, 1988.

URSPRUNG, Philip; OBRIST, Hans Ulrich. “Curiosity is the motor of the entire interview project”: Hans Ulrich Obrist in conversation with Philip Ursprung. The Art Bulletin, New York, v. 94, n. 1, p. 42-49, 2012.

VALLE, Arthur. Instalação nas Exposições Gerais de Belas Artes durante a 1a República. 19&20, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2011. Disponível em: <https://bit.ly/3lPmkfr>. Acesso em: 25 mar. 2021.

VAN CALERBERGEN, Ernst Velingen (ed.). David Teniers and the Theatre of Painting. Londres: Courtauld Institute Art Gallery, 2006.

WARNKE, Martin. O artista da corte: os antecedentes do artista moderno. São Paulo: Edusp, 2001.

WATERFIELD, Giles. Teniers’s Theatrum Pictorium: its genesis and its influence. In: KLINGE, Margret. David Teniers and the theatre of painting. Londres: Paul Holberton Publishing, 2006. p. 41-57.

ZANINI, Walter. História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles: Fundação Djalma Guimarães, 1983.

ZANINI, Walter. Problemas museológicos. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 4 jan. 1964. Suplemento Literário, p. 40.

ZANINI, Walter. Considerações preliminares sobre a história da arte no Brasil. In: FREIRE, Cristina (org.). Walter Zanini: escrituras críticas. São Paulo: Annablume, 2013. p. 306-311.

ZEN, Daniel Dalla. O curso de museus e a museologia no Brasil. Revista Eletrônica Ventilando Acervos, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 76-91. Disponível em: <https://bit.ly/39bVDfG>. Acesso em: 25 mar. 2021.

SITES

CONSEIL INTERNATIONAL DES MUSÉES. Histoire de l’ICOM. ICOM, Paris, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/39hktL5>. Acesso em: 20 maio 2020.

INSTITUT NATIONAL D’HISTOIRE DE L’ART. DENON, Dominique Vivant. INHA, Paris, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3m3yK3v>. Acesso em: 23 maio 2019.

MUSÉE DU LOUVRE. Organigramme du Musée du Louvre. Musée du Louvre, Paris, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3ckUGUe>. Acesso em: 23 maio 2019.

Downloads

Publicado

2021-09-06

Edição

Seção

Debates

Como Citar

MAGALHÃES, Ana Gonçalves; COSTA, Helouise. Breve história da curadoria de arte em museus. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1–34, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e15. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/185354.. Acesso em: 25 abr. 2024.