Fronteira/Fonte/Foz: restauro da arte contemporânea no espaço público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30e35

Palavras-chave:

Preservação, Restauro, Arte contemporânea, Carmela Gross, Laguna

Resumo

Fronteira/Fonte/Foz, de 2001, é uma obra da artista Carmela Gross localizada em Laguna, Santa Catarina, cidade que tem um núcleo histórico tombado na esfera federal, e que
passou por reforma em 2019. Embora não exista um elemento escultórico, a obra se destaca
na paisagem pelo vazio que cria: é o chão. Pensar no chão como elemento base e relevante na produção artística-urbanística nos leva também a pensar nos fundamentos teóricos necessários para uma correta abordagem dos problemas inerentes ao restauro, seja da arte, da arquitetura ou mesmo em escala urbana. O artigo busca refletir sobre a preservação dessa obra, e como pode colaborar para pensar outros elementos da paisagem em que se insere e conforma. O restauro, por definição, tem início com o reconhecimento que se faz de determinada obra. O percurso da análise é composto, primeiro, por uma introdução a Fronteira/Fonte/Foz. Em segundo lugar, faz-se a retomada de duas exposições da artista, que nos informam sobre aspectos relevantes para pensar sua preservação. Em terceiro, analisa-se os motivos que levaram às obras de restauro da praça em 2019 e a discussão sobre as intervenções realizadas naquele espaço. Finalmente, o artigo chama atenção para que essas questões sejam debatidas em campo próprio, cujo nome é “restauro”, independente do grau de intervenção, sinalizando alternativas para uma abordagem projetual mais responsável. O texto é construído a partir de fontes bibliográficas, documentais e da interlocução direta com envolvidos, além de visitas à referida obra.

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Biografia do Autor

  • Pedro Augusto Vieira Santos, Universidade de São Paulo

    Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde realizou o Mestrado em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo e graduou-se como arquiteto. Atualmente é professor visitante na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. E-mail:
    pedro.nmv@gmail.com

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Publicado

2022-11-04

Edição

Seção

Conservação e Restauração

Como Citar

SANTOS, Pedro Augusto Vieira. Fronteira/Fonte/Foz: restauro da arte contemporânea no espaço público. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–31, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672022v30e35. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/194109.. Acesso em: 19 abr. 2024.