Museu Paulista: do teatro da memória ao museu laboratório: em torno da Independência do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30d1e42

Palavras-chave:

Museu Paulista, Independência do Brasil, Cultura visual, Políticas de memória

Resumo

O projeto museológico de Afonso Taunay do Museu Paulista, pertencente à Universidade de São Paulo desde 1963, consagrou a expografia desse museu histórico
à Independência do Brasil em 1922. Indicamos as formas de elaboração de um contrato cívico entre o museu e essa data nacional. Com o ingresso de Ulpiano Bezerra de Meneses na diretoria do Museu em 1989, a instituição passou por uma guinada, com a criação de diretrizes que reorientariam o caráter museal da instituição, a partir da reavaliação crítica de seu acervo (material e visual), e do próprio edifício-monumento que sedia o Museu Paulista. Este artigo aponta algumas balizas de mudança na compreensão da instituição, a partir da qualificação das fases institucionais anteriores a Bezerra de Meneses. Pode-se ainda indicar que os pressupostos norteadores de Ulpiano de Meneses – no esforço de converter o Museu de “teatro da memória” para “laboratório da História” – desdobram-se no projeto de restauro e reinauguração do Museu do Ipiranga, em 2022, e nas reformulações dos modos de abordar a noção na obra-prima Independência ou morte!, de Pedro Américo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iara Lis Schiavinatto, Universidade Estadual de Campinas

    Professora associada do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: iaralis@uol.com.br

  • Carlos Lima Junior, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em estética e história da arte pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Pós-doutorando no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
    [processo 21/09614-8]. E-mail: crlslimajr@gmail.com.

Referências

LIVROS, ARTIGOS E TESES

ALVES, Ana Maria de Alencar. O Ipiranga apropriado: ciência, política e poder: o Museu

Paulista (1893-1922). São Paulo: Humanitas, 2001.

ANHEZINI, Karina. Um metódico à brasileira: a história da historiografia de Afonso de Taunay

(1911-1939). São Paulo: Editora Unesp, 2011.

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural.

Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

AVOLESE, Claudia Valladão de Mattos. Independência ou Morte, de Pedro Américo: entre a

materialidade da obra e a imagem em construção. In: PICCOLI, Valéria; PITTA, Fernanda.

Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca do

Estado de São Paulo, 2016. p. 81-91.

BANN, Stephen. As invenções da história: ensaios sobre a representação do passado. Bauru:

Editora Unesp, 1994.

BARBUY, Heloisa; CARVALHO, Vania Carneiro de. Imagens e impressões: caleidoscópio de

significados. In: WITTER, José Sebastião (dir.). Museu Paulista: um monumento no Ipiranga.

São Paulo: Fiesp, 1997. p. 302-343.

BORREGO, Maria Aparecida de Menezes. Perspetivas sobre a representação das monções no

Museu Paulista e no Museu Republicano de Itu. Midas, [s. l.], v. 10, 2019.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: SP.TA Editor, 1979.

BREFE, Ana Claudia Fonseca. O Museu Paulista: Affonso de Taunay e a memória nacional

(1917-1945). São Paulo: Editora Unesp, 2005.

CARVALHO, Vania Carneiro de; MARINS, Paulo César Garcez; LIMA, Solange Ferraz de.

Curadoria em museus de história. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 29, p. 1-24, 2021.

DOI: 10.1590/1982-02672021v29e40.

CHALHOUB, Sidney; SILVA, Fernando Teixeira da. Sujeitos no imaginário acadêmico: escravos

e trabalhadores na historiografia brasileira desde os anos 1980. Cadernos AEL, Campinas,

n. 26, 2009.

CHIARELLI, Tadeu. Anotações sobre arte e história no Museu Paulista. In: FABRIS, Annateresa

(org.). Arte & política: algumas possibilidades de leitura. Belo Horizonte: C/ Arte, 1998. p. 21-46.

CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Bandeirantes na contramão da história: um estudo

iconográfico. Projeto História, São Paulo, v. 23, p. 307-335, 2002. Disponível em: https://bit.ly/34G3Y6F. Acesso em: 9 abr. 2022.

COLI, Jorge. A pintura e o olhar sobre si: Victor Meirelles e a invenção de uma história visual

no século XIX Brasileiro. In: FreItas, Marcos Cezar (org.). Historiografia brasileira em

perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998. p. 375-404.

DIAS, Elaine. Os retratos de d. Pedro I e d. João VI no acervo do Museu Paulista. In: VALLE,

Arthur; DAZZI, Camila; PORTELLA, Isabel. Oitocentos: intercâmbios culturais entre Brasil e

Portugal. Rio de Janeiro: Seropédica, 2013. t. III. p. 177- 188.

FÉLIX, Rogério Ricciluca Matiello; RIZZUTTO, Márcia de Almeida. Aplicações da arqueometria

no mobiliário de São Paulo do século XVIII: análises indiciárias e contextualização histórica.

Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-44, 2019. DOI: 10.1590/198202672019v27e10d1.

FILIPPI, Patrícia de; LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Como tratar

coleções de fotografias. São Paulo: Arquivo do Estado de São Paulo, 2002.

FLEMING, Maria Isabel D’Agostino; FLORENZANO, Maria Beatriz Borba. Trajetória e

perspectivas do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (1964-2011). Estudos Avançados, São Paulo, v. 25, n. 73, 217-228, 2011. DOI: 10.1590/S0103-40142011000300024.

GONTIJO, Rebeca. O “cruzado da inteligência”: Capistrano de Abreu, memória e biografia.

Anos 90, Porto Alegre, v. 14, n. 26, p. 41-76, 2007.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo

Horizonte: Autêntica, 2013.

HEYMANN, Luciana Quillet; LACERDA, Aline Lopes de. Entrevista com Ulpiano Toledo Bezerra

de Meneses. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, 2011.

HICKS, Dan. The material-cultural turn: event and effect. In: HICKS, Dan; BEAUDRY, Mary (ed.).

The Oxford handbook of material culture studies. Oxford: Oxford University, 2010. p. 25-98.

LE GOFF, Jacques. Memória. In: Enciclopedia Einaudi, v. 1: memória: história. Lisboa: Imprensa

Nacional, 1984. p. 11-50.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. Cultura visual e curadoria em museus

de História. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 53-77, 2005.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vania Carneiro de. Fotografias: usos sociais e

historiográficos. In: LUCA, Tania Regina de; PINSKY, Carla Bassanezi (org.). O historiador e

suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013. p. 29-60.

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. São Paulo Antigo, uma encomenda

da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista. Anais do Museu

Paulista, São Paulo, v. 1, 1993. DOI: 10.1590/S0101-47141993000100012.

LIMA, Solange Ferraz de. Museus e fotografia. In: SCHIAVINATTO, Iara Lis; MENESES, Patrícia

(org.). A imagem como experimento: debates contemporâneos sobre o olhar. Vitória: Milfontes, 2020. p. 21-34.

LIMA JUNIOR, Carlos; NERY, Pedro. From the “Paulista peasant” to the “Independence men”:

interpretations under dispute over the national past in the Hall of Honor of Museu Paulista.

Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-47, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e22d2.

LIMA JUNIOR, Carlos. Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu

Paulista e a reelaboração do passado nacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos

Brasileiros) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano. 90 anos do Museu Histórico

Nacional em debate (1922-2012). Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2014.

MAGALHÃES, Aline Montenegro. Culto da saudade na casa do Brasil: Gustavo Barroso e o

Museu Histórico Nacional (1922-1959). Fortaleza: Museu do Ceará, 2006.

MAKINO, Miyoko et al. O Serviço de documentação textual e iconografia do Museu

Paulista. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 259-304, 2003. DOI: 10.1590/

S0101-47142003000100014.

MARINS, Paulo César Garcez. Imagens recriam a história. São Paulo: Museu Paulista da USP,

a.

MARINS, Paulo Cesar Garcez. Introduction. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-11,

DOI: 10.1590/1982-02672019v27e28introd2.

MARINS, Paulo Cesar Garcez. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e

a tradição da retratística monárquica europeia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São

Paulo, v. 44, p. 77-104, 2007b. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i44p77-104.

MARINS, Paulo Cesar Garcez. Um personagem por sua roupa: o gibão como representação do

bandeirante paulista. Tempo, Niterói, v. 26, n. 2, 2020. DOI: 10.1590/TEM-1980-542X2020v260207.

MATTOS, Claudia Valladão de. Da palavra à imagem: sobre o programa decorativo de Affonso

Taunay para o Museu Paulista. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 123-145, 1999.

DOI: 10.1590/S0101-47141999000100006.

MELLO, Evaldo Cabral de. A outra Independência: o federalismo pernambucano de 1817 a

São Paulo: Editora 34, 2004.

MELLO, Pedro Américo de Figueiredo. O brado do Ipiranga ou a Proclamação da Independência do Brasil. In: OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; MATTOS, Cláudia Valladão de. O Brado do Ipiranga. São Paulo: Edusp, 1999.

MENESES, Ulpiano Bezerra de. A cultura material no estudo das sociedades antigas. Revista

Brasileira de História, São Paulo, n. 115, 1983. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i115p103-117.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A história, cativa da memória? Para um mapeamento

da memória no campo das ciências sociais. Revista Do Instituto De Estudos Brasileiros, São

Paulo, v. 34, p. 9-23, 1992a. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v0i34p9-23.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Apresentação da nova série. Anais do Museu Paulista,

São Paulo, v. 1, p. 5-6, 1993a. DOI: 10.1590/S0101-47141993000100001.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. A problemática da identidade cultural nos museus: de

objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento). Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 1,

p. 207-222, 1993b. DOI: 10.1590/S0101-47141993000100014.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a

exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 2,

n. 1, p. 9-42, 1994. DOI: 10.1590/S0101-47141994000100002.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço

provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-

, 2003. DOI: 10.1590/S0102-01882003000100002.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O museu e o problema do conhecimento. In: ANAIS

DO I SEMINÁRIO SOBRE MUSEUS-CASA, n. 1, agosto de 1995, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio

de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1997. p. 17-48.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. O museu e a questão do conhecimento. In: GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; RAMOS, Francisco Régis Lopes (org.). Futuro do pretérito: escrita da história e história do museu. Fortaleza: Instituto Frei Tito de Alencar, 2010. p. 13-33.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Para que serve um museu histórico? In: Como explorar

um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1992b. p. 3-6.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Pintura histórica: documento histórico? In: Como

explorar um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista da USP, 1992c. p. 22-24.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Plano Diretor 1990-1995. São Paulo, Museu Paulista

da USP, 1999.

MORESCHI, Bruno Seravali. Olhares mediados: aproximações empíricas e emancipadas em

museus. 2019. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.

MORESCHI, Bruno Seravali. O Museu Paulista está fechado para obras: revisões críticas e

colaborativas da pintura Independência ou Morte, de Pedro Américo, 2021. No prelo.

NASCIMENTO, Ana Paula; BORREGO, Maria Aparecida de Menezes (dir.). Museu Paulista and

the memories of the narratives of Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence. São Paulo: Museu

Paulista da USP, 2021.

NERY, Pedro. Acervo em movimento: uma coleção de arte para São Paulo. In: PICCOLI, Valéria;

PITTA, Fernanda (dir.). Coleções em diálogo: Museu Paulista e Pinacoteca do Estado. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo. Catálogo de exposição, 2016. p. 59-80.

OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. Delimitação do lugar do grito: propostas e contradições.

In: WITTER, José Sebastião (dir.). Museu Paulista: um monumento no Ipiranga: história de um

edifício centenário e de sua recuperação. São Paulo: Fiesp, 1997. p. 213-225.

OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles; MATTOS, Claudia Valladão de. O brado do Ipiranga. São

Paulo: Edusp, 1999.

OLIVEIRA, Cecília Helena de Salles. O espetáculo do Ypiranga: mediações entre memória e

história. 1999. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

PAOLI, Maria Célia; SÁDER; Eder; TELLES, Vera da Silva. Pensando a classe operária: os

trabalhadores sujeitos ao imaginário acadêmico (notas de uma pesquisa). Revista Brasileira

de História, São Paulo, v. 6, p. 129-149, 1983.

PITTA, Fernanda Mendonça. Os pincéis escrevem a história no “Teatro da memória”: o trabalho artístico, intelectual e político de Benedito Calixto nas encomendas de retratos históricos do Museu Paulista (1900-1906). São Paulo: Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade de São Paulo (USP), 2014. Relatório de Pós-Doutorado.

PRIMO, Judite. O social como objeto da museologia. Cadernos de Museologia, Lisboa, v. 47,

n. 3, 2014. DOI: 10.36572/csm.2014.vol.47.01.

SANTIAGO JÚNIOR, Francisco das Chagas Fernandes. A virada e a imagem: história teórica

do pictorial/iconic/visual turn e suas implicações para as humanidades. Anais do Museu

Paulista, São Paulo, v. 27, p. 1-51, 2019. DOI: 10.1590/1982-02672019v27e08.

SCHIAVINATTO, Iara Lis. Between decontextualization and recontextualization: on the

presence of Hercule Florence at the Museu Paulista by Afonso Taunay. In: BORREGO, Maria

Aparecida de Menezes (dir.). Museu Paulista and Hercule Florence, São Paulo: Museu Paulista

da USP, 2021. p. 525-548. Disponível em: https://bit.ly/3jmcWzt. Acesso em: 24 jan. 2022.

SCHIAVINATTO, Iara Lis; COSTA, Eduardo Augusto (dir.). Cultura visual e história. São Paulo:

Alameda, 2016.

SILVA, Tathianni Cristini da. O Museu Paulista de Mário Neme (1960-1973). Anais do Museu

Paulista, São Paulo, v. 28, p. 1-30, 2020. DOI: 10.1590/1982-02672020v28e22.

STARN, Randolph. A historian’s brief guide to the new museum studies. The American

Historical Review, v. 110, n. 1, p. 68-98, 2005.

SUANO, Marlene. O que é museu. São Paulo: Brasiliense, 1986.

TAUNAY, Afonso d’Escragnolle. Grandes vultos da Independência brasileira. São Paulo:

Cayeiras, 1922.

TAUNAY, Affonso d’Escragnolle. Guia da secção histórica do Museu Paulista. São Paulo:

Imprensa Official do Estado, 1937.

VIEIRA, Leonardo da Silva. Apontamentos acerca da política de aquisição de acervo no Museu

Paulista (1990-2015). 2018. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.

VIEIRA, Leonardo da Silva. A aquisição de acervo no Museu Paulista (1990-2015). Anais do

Museu Paulista, São Paulo, v. 28, p. 1-45, 2020. DOI: 10.1590/1982-02672020v28e21.

Publicado

2022-12-14

Edição

Seção

Museus/Dossiê - 1822-2022: museus e memória da nação

Dados de financiamento

Como Citar

SCHIAVINATTO, Iara Lis; LIMA JUNIOR, Carlos. Museu Paulista: do teatro da memória ao museu laboratório: em torno da Independência do Brasil. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–29, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672022v30d1e42. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/195826.. Acesso em: 23 abr. 2024.