Sentidos sociais da arte têxtil em patchwork: as mulheres, a natureza e a casa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30e33

Palavras-chave:

arte têxtil, patchwork, artefato cultural, mulher, casa, natureza

Resumo

Patchwork é uma arte têxtil com iconografias formadas a partir da costura de pedaços de tecidos sobre telas produzidas por artistas, majoritariamente, mulheres. Em decorrência dessa composição, os temas desta pesquisa englobam o quarteto arte têxtil em patchwork, mulher, natureza e esfera doméstica, categorias estreitamente imbricadas do ponto de vista social e histórico. A ancoragem conceitual do artigo está voltada, essencialmente, para as perspectivas de Jean-Yves Durand, Elaine Hedges, Michel Foucault, Allison Fraiberg, Teri Klassen, Linda Nochlin, Rozsika Parker e Beverly Seaton sobre artes com agulhas, cuidado de si, cultura material, domesticidade, feminilidade, hierarquia, identidades, memória, maternidade, subserviência e autonomia. De cunho metodológico qualitativo, o recorte empírico são as artistas do Clube Brasileiro de Patchwork e Quilting de São Paulo, cujas entrevistas e repertório de imagens das suas telas têxteis possibilitaram uma compreensão mais ampla sobre os significados sociais e culturais representados em suas obras. Dois eixos seminais compõem os achados da análise empírica: (1) estética social das flores e jardins e (2) significados da casa a partir de reminiscências sobre a infância. As reflexões conceituais entrecruzadas às trajetórias de vida e às expressões pictóricas das telas de patchwork das artistas do Clube permitiram apreender elementos sobre o lugar e os sentidos da arte têxtil e da mulher artista no cenário contemporâneo brasileiro.

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Biografia do Autor

  • Cristiane A. Fernandes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutora em Sociologia
    pela mesma instituição. Desenvolveu um programa de estágio de doutorado pela Universidade de Provença, na França. Pós-doutora pelo Museu Paulista-USP. Atualmente é docente associada do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (INCIS-UFU). E-mail: chris@ufu.br.

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CAMPAGNER, Urbana Garcia. Entrevista concedida em 4 de abril de 2021 via Plataforma do

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CAMPELO, Gláucia Maria. Entrevista concedida em 5 de abril de 2021 via Plataforma do

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GUIMARÃES LUIZ, Marion. Entrevista concedida em 8 de abril de 2021 via Plataforma do

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MOTA, Estela. Entrevista concedida em 16 de abril de 2021 via Plataforma do Google Meet, 2021.

ROCCO, Rita. Entrevista concedida em 12 de abril de 2021 via Plataforma do Google Meet, 2021.

RODRIGUES DA SILVA, Benigna. Entrevista concedida em 30 de março de 2021 via Plataforma

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SANTO, Marinez. Entrevista concedida em 17 de abril de 2021 via Plataforma do Google Meet,

SATO, Ruth. Entrevista concedida em 2 de abril de 2021 via Plataforma do Google Meet, 2021.

STEED, Maria Helena L. de. Entrevista concedida 8 de abril de 2021 via telefone fixo, 2021.

VIVAN, Wagner. Entrevista concedida em 30 de março de 2021 via Plataforma do Google Meet,

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Publicado

2022-10-31

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

SILVA, Cristiane A. Fernandes da. Sentidos sociais da arte têxtil em patchwork: as mulheres, a natureza e a casa. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–49, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672022v30e33. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/197014.. Acesso em: 26 abr. 2024.