“Ibirapuera, o sonho desfeito”: o Ginásio, o Velódromo e o fracasso do calendário esportivo das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo (1954)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672023v31e3

Palavras-chave:

Arquitetura esportiva, Esporte, Lazer, Ibirapuera, São Paulo, IV Centenário de São Paulo

Resumo

Este artigo analisa a história do calendário esportivo organizado como parte dos festejos do IV Centenário da cidade de São Paulo, assim como as dificuldades e erros que dificultaram as construções e inaugurações do Ginásio e do Velódromo do Ibirapuera, edifícios centrais no plano das comemorações. Pouco estudado, esse programa de atividades cristalizava uma fase de internacionalização do esporte paulista e exigia a construção de uma série de edifícios esportivos na cidade, que serviriam como sede para campeonatos internacionais das mais diversas modalidades durante todo o ano de 1954. O artigo discute os interesses de vários agentes da indústria do espetáculo esportivo e das associações esportivas paulistas ao impulsionarem a construção dos edifícios que sediariam os torneios, bem como as dificuldades que a Comissão do IV Centenário enfrentou, junto com o poder público, para cumprir com os compromissos de edificação de complexos esportivos e organização das competições. Atentando para problemas de financiamento e gerenciamento das obras, o artigo explica por que as festividades esportivas em comemoração aos 400 anos da cidade acabariam sendo um fracasso. O trabalho abarca novas leituras para as análises do marco geral das comemorações de 1954 e busca contribuir para o conhecimento da história do patrimônio esportivo paulista, dos investimentos públicos na cidade e do direito ao lazer no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Millan Valdes, Universidad Diego Portales

    Graduado em Sociologia e mestre em Urbanismo pela Pontificia Universidad Católica de Chile. Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Atualmente, é pesquisador associado na Faculdade de Ciências Sociais e História da Universidad Diego Portales (UDP), no Chile, e bolsista pós-doutorado Fondecyt, da Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo (ANID). E-mail: rodrigo.millan1@mail.udp.cl.

Referências

FONTES IMPRESSAS

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Ao Serviço de Esportes solicitando verificar as possibilidades de construção do ‘Velódromo’ no antigo Hipódromo da Moóca. São Paulo: [s. n.], 1952c. Processo 451/52, caixa 38. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Apresenta proposta para o projeto da estrutura em concreto armado do Velódromo. São Paulo: [s. n.], 1953f. Processo 2299/53, caixa 232. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Apresenta proposta do troféu confeccionado para a corrida de São Silvestre e solicita autorização para a confecção de mais nove. São Paulo: [s. n.], 1954k. Processo 2974/54, caixa 229. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Apresenta relatórios do andamento dos serviços de construção do Ginásio de Esportes e do Alojamento de Atletas. São Paulo: [s. n.], 1953e. Processo 2623/53, caixa 196. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Coloca à disposição desta Autarquia, o Teatro Cultura Artística e solicita um auxílio de Cr$ 4.000.000,00 a fim de atender às reformas necessárias para sua adaptação. São Paulo: [s. n.], 1953c. Processo 2090/53, caixa 80. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Comunica a efetivação do Campeonato Brasileiro do Remo e o III Campeonato Sul-americano do Remo, em São Paulo, por ocasião das comemorações do IV Centenário e solicita providências junto à Prefeitura no sentido de ser construída a respectiva raia olímpica, onde deverão realizar-se essas competições. São Paulo: [s. n.], 1952b. Processo 992/52, caixa 36. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Comunica que põe o seu terreno, situado no Parque Ibirapuera, à disposição desta Comissão, para ali ser construído o Ginásio. São Paulo: [s. n.], 1952e. Processo 450/52, caixa 57. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Encaminha ofício da Federação da Juventude Paulista, sobre a sua participação nas comemorações do IV Centenário. São Paulo: [s. n.], 1954h. Processo 2844/54, caixa 84. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Encaminha processo em que o Departamento de Esportes presente sugestões sobre o aproveitamento de terrenos situados no Ibirapuera. São Paulo: [s. n.], 1951. Processo 24/51, caixa 38. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. H.L. Pach oferece seus préstamos profissionais no sentido de ser feita propaganda eficiente e lucrativa em Amsterdam (Holanda) do IV Centenário da Cidade, e apresenta forma de pagamento. São Paulo: [s. n.], 1952g. Processo 927/52, caixa 358. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Sobre a adaptação do Ginásio do Pacaembu para apresentação do Ballet do IV Centenário. São Paulo: [s. n.], 1954j. Processo 4398/54, caixa 107. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Sobre a inclusão de um carro de São Paulo, custeado por esta Autarquia, na caravana da I Volta do Atlântico. São Paulo: [s. n.], 1954i. Processo 4474/54, caixa 84. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Sobre a publicação, no Diário Oficial, do edital referente a concorrência pública para execução por empreitada, do Alojamento de Atletas, na Água Branca. São Paulo: [s. n.], 1952i. Processo 977/52, caixa 359. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Sobre edital de concorrência pública para execução por empreitada de preços unitários, sem reajustamento, do Velódromo. São Paulo: [s. n.], 1953d. Processo 2255/53, caixa 176. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Sobre o equipamento para o Ginásio de Esportes. São Paulo: [s. n.], 1953g. Processo 2355/53, caixa 196. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Sobre oferecimento, por parte desta Autarquia de medalhas comemorativas aos vencedores do Campeonato Brasileiro de Xadrez. São Paulo: [s. n.], 1955a. Processo 5534/55, caixa 73. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Sobre transferência das obras referentes ao Pavilhão das Indústrias, Palácio de Agricultura e Ginásio, para o controle do Estado. São Paulo: [s. n.], 1953a. Processo 2492/53, caixa 52. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita autorização para contratar os serviços do engenheiro Paulo Franco Rocha, referente a execução de novos cálculos da estrutura de concreto armado do Alojamento de Atletas. São Paulo: [s. n.], 1952h. Processo 973/52, caixa 358. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita auxílio financeiro destinado à participação do Brasil no X Campeonato Mundial de Hóquei que se realizará em Barcelona, Espanha. São Paulo: [s. n.], 1954e. Processo 3150/54, caixa 80. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita desta Autarquia, patrocinar uma competição automobilística denominada 100 Milhas de Ibirapuera. São Paulo: [s. n.], 1954a. Processo 4319/54, caixa 59. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita desta Autarquia, um auxílio financeiro para a realização do II Campeonato Mundial Masculino de Basketball. São Paulo: [s. n.], 1954b. Processo 4400/54, caixa 73. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita desta Autarquia, medalhas de prata e bronze: Campeonato Brasileiro de Volleyball. São Paulo: [s. n.], 1954c. Processo 4450/54, caixa 73. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita desta Autarquia, auxílio financeiro para a realização de um torneio internacional de hóquei sobre patins. São Paulo: [s. n.], 1955b. Processo 6024/55, caixa 73. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita do sr. Nicanor Teixeira de Miranda, aproveitando o ensejo de sua viagem à Europa, sem ônus para a Autarquia, tratar de assuntos que estão afetos ao Serviço de Comemorações Culturais. São Paulo: [s. n.], 1952a. Processo 839/52, caixa 36. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita o pronunciamento desta Autarquia no sentido de serem elucidadas dúvidas referentes às construções já iniciadas no Parque Ibirapuera, local em que a Diretoria de Obras Públicas pretende levantar um dos pavilhões da Escola de Educação Física do Estado. São Paulo: [s. n.], 1953b. Processo 1884/53, caixa 57. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita pagamento referente à primeira medição das obras do Alojamento de Atletas. São Paulo: [s. n.], 1952f. Processo 1465/52, caixa 255. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita providências do Senhor Prefeito, no sentido de ser conseguida a mudança dos grupos conhecidos por ‘favelas’ existentes nos terrenos do Parque Ibirapuera, para a localização das construções dos edifícios destinados à Feira de 1954. São Paulo: [s. n.], 1952d. Processo 224/52, caixa 42. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita um auxílio de Cr$ 3.000,00 para fazer face às despesas oriundas do programa festivo que se realizará. São Paulo: [s. n.], 1954f. Processo 3290/54, caixa 80. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita um auxílio de Cr$ 8.000.000,00 para a realização de seu programa às comemorações do IV Centenário. São Paulo: [s. n.], 1954g. Processo 3300/54, caixa 80. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

COMISSÃO DO IV CENTENÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Solicita uma verba para pagamento de várias despesas que foram realizadas durante as ‘Regatas das Forças Armadas’ e ‘Regata da Fundação da Cidade de São Paulo. São Paulo: [s. n.], 1954d. Processo 3091/54, caixa 80. Fundo Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo; Arquivo Histórico Municipal de São Paulo (AHMSP).

GINÁSIO de Ibirapuera. São Paulo: [s. n.], 1952. Projeto 028/52, caixa 2. Acervo Profissional Ícaro de Castro Mello; Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SÃO PAULO. Lei nº 4.052, de 30 de maio de 1951. Cria a comissão encarregada de promover os festejos comemorativos do IV Centenário da fundação da cidade de São Paulo. São Paulo: Câmara Municipal, [1951a]. Disponível em: https://bit.ly/3VZrLJP. Acesso em: 14 dez. 2022.

SÃO PAULO. Lei nº 4.166, de 29 de dezembro de 1951. Cria uma entidade autárquica denominada Comissão do IV Centenário da cidade de São Paulo, e dá outras providências. São Paulo: Câmara Municipal, [1951b]. Disponível em: https://bit.ly/3j3Be4n. Acesso em: 14 dez. 2022.

VELÓDROMO do Ibirapuera. São Paulo: [s. n.], 1965. Projeto 156/65, caixa 10. Acervo Profissional Ícaro de Castro Mello, Biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

LIVROS, ARTIGOS E TESES

ANOS de lutas e de glórias. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 5, 30 ago. 1946.

HORAS en São Paulo. Estadio, Santiago, n. 567, p. 14-15, 27 mar. 1954.

A CIDADE de São Paulo e suas adjacências. A Gazeta, São Paulo, p. 8, 5 abr. 1954.

A COMISSÃO do IV Centenário ao povo de São Paulo. Anhembi, São Paulo, n. 21, p. 534-535, ago. 1952.

A CORRIDA de São Silvestre marca o início das comemorações esportivas do IV Centenário. Correio Paulistano, São Paulo, p. 12, 23 dez. 1953.

A GLORIOSA campanha do Juventus na Europa teve decisiva cooperação dos irmãos Nobis. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 10, 7 jul. 1953.

A GUARNIÇÃO de Cambridge ainda continua suscitando temas sobre o remo. A Noite, Rio de Janeiro, p. 18, 1 ago. 1956.

A MORTE entre os punhos do campeão. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 104-110, 20 nov. 1951.

A NATAÇÃO brasileira se apresenta para o grande duelo com a Argentina. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 13, 3 jan. 1947.

ALMEIDA, Fernando de Azevedo. O Francisco Ciccillo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora, 1976.

ALVES, Vida. TV Tupi: uma linda história de amor. São Paulo: Imprensa Oficial, 2008.

ANELLI, Renato. Pedido de Tombamento do Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães. Processo Condephaat n. 01238/2017. Minha Cidade-Vitruvius, São Paulo, v. 21, n. 244.03, nov. 2020.

APARTAMENTOS. Correio Paulistano, São Paulo, p. 20, 19 set. 1954.

ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Metrópole e cultura: São Paulo no meio século XX. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração, 2001.

ASKWITH, Richard. Today we die a little! The inimitable Emil Zátopek, olympic legend to Cold War hero. Londres: Yellow Jersey Press, 2016.

ATA da reunião preparatória do Primeiro Congresso Panamericano de Educação Física. Boletim de Educação Física, Rio de Janeiro, n. 2, p. 51-55, set. 1941.

ATIQUE, Fernando; SOUSA, Diogenes, GESSI, Hennan. Uma relação concreta: a prática do futebol em São Paulo e os estádios do Parque Antarctica e do Pacaembu. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 91-109, 2015.

AZES da natação mundial na inauguração da piscina coberta. Última Hora, Rio de Janeiro, p. 9, 19 jun. 1951.

BAILE das quatro artes nos Mares do Sul. Correio Paulistano, São Paulo, p. 3, 13 jan. 1951.

BARONE, Ana Cláudia Castilho. Ibirapuera: Parque Metropolitano (1926-1954). São Paulo: Intermeios: Fapesp, 2018.

BRASIL × Argentina a sensação em São Paulo. A Noite, Rio de Janeiro, p. 8, 25 jan. 1957.

BRASILEIROS e chilenos decidirão os títulos. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, p. 1, 15 out. 1954.

BRILLANTE, magnífica. Estadio, Santiago, n. 513, p. 3, 14 mar. 1953.

CARA y sello. Estadio, Santiago, n. 597, p. 7, 23 out. 1954.

CARELLI, Guido; BORDÓN, Juan Manuel. Luna Park: el estadio del pueblo: el ring del poder. Buenos Aires: Sudamericana, 2017.

CENÁRIO da ‘Copa do Mundo’. O Globo Esportivo, Rio de Janeiro, p. 2, 28 out. 1949.

CHAGRIN-LÁ. Correio Paulistano, São Paulo, p. 8, 14 jan. 1954.

CHEGARAM os tenistas japoneses. Folha da Manhã, São Paulo, p. 7, 10 abr. 1951.

CHEGARÃO ao Brasil nos primeiros dias de março os famosos japoneses ‘devoradores de recordes’. Folha de Manhã, São Paulo, p. 3, 8 fev. 1950.

CLIMA y aspectos del S.A. de atletismo de São Paulo. Estadio, Santiago, n. 571, p. 12-13, 24 abr. 1954.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS. Campeonatos brasileiros de natação, saltos, water-polo e demonstrações dos nadadores japoneses: em 23, 24, 25 e 26 de março de 1950 na piscina do Estádio Municipal de Pacaembú. São Paulo: CBD, 1950. Programa oficial.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DESPORTOS. Programa oficial do Campeonato Brasileiro de Remo a realizar-se na Lagoa Rodrigo de Freitas no dia 17 de Janeiro de 1954. Rio de Janeiro: Gráfica Milone, 1954.

COSTA, Sabrina Studart Fontenele. Apartamentos duplex: uma ideia moderna sobre o morar e a proposta de uma tipologia habitacional. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. 1-40, 2018.

CURY, Laura de Souza. Imagens do parque Ibirapuera: materialização do futuro. Urbana: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade, v. 9, n. 2, p. 390-419, 2017.

CYMBALISTA, Renato; KUHN, João Carlos Santos. IV Centenário de São Paulo, festa religiosa. In: LANNA, Ana Lucia D.; SOUCHAUD, Sylvain; CYMBALISTA, Renato (Org.). Transições metropolitanas e centralidades nas metrópoles brasileiras no breve século XX. São Paulo: Annablume, 2019. p. 187-237.

CYMBALISTA, Renato; KUHN, João Carlos Santos. Rebuilding the Jesuit Church and College: The Power of Toponymy, Representations and Catholic Advocacy in Nineteenth-TwentiethCentury. In: MAGER, Tino (Ed.). Architecture RePerformed: The Politics of Reconstruction. Londres: Ashgate, 2015. p. 65-82.

DAQUI a pouco, nem mais a C.B.D. acreditará no Ginásio do Maracanã. Última Hora, Rio de Janeiro, p. 9, 25 fev. 1954.

DEDECCA, Paula Gorenstein. Sociabilidade, crítica e posição: o meio arquitetônico, as revistas especializadas e o debate do moderno em São Paulo (1945-1965). 2012. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

DIFÍCIL a conclusão do ginásio de Ibirapuera para o próximo sul-americano de basquetebol. A Noite, Rio de Janeiro, p. 1, 11 mar 1954.

EDIFÍCIO Banco Cruzeiro do Sul. Acrópole, São Paulo, n. 191, p. 519-521, ago. 1954.

EDIFÍCIO O Estado de São Paulo. Acrópole, São Paulo, n. 181, maio 1953.

EL TÍTULO quedó em casa. Estadio, Santiago, n. 585, p. 12-16, 31 jul. 1954.

EM PLENO desenvolvimento o programa de arte da Secretaria do governo. Correio Paulistano, São Paulo, p. 6, 1 jul. 1954.

EM SÃO PAULO o segundo ginásio do mundo. Última Hora, Rio de Janeiro, p. 6, 30 ago. 1951.

EM SÃO PAULO os craques brasileiros. Folha da Manhã, São Paulo, p. 7, 28 abr. 1954.

ENCERRAMENTO do Festival-Pandemônio. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, v. 26, n. 22, p. 110, 13 mar. 1954.

ENTRE finta y golpe. Estadio, Santiago, n. 613, p. 31, 13 fev. 1955.

ENTREGUE aos condôminos moderno edifício na rua Bento Freitas. Correio Paulistano, São Paulo, p. 5, 10 jun. 1953.

ESCOLA de saúde e disciplina. Gazeta Esportiva Ilustrada, São Paulo, n. 4, p. 54, out. 1953.

ESCREVE o leitor: carta de Ícaro de Castro Mello a Antônio Accioly Neto, diretor. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, v. 20, n. 20, p. 6, 6 mar. 1948.

ESPERAM-SE ótimos resultados técnicos na competição internacional do DEESP. Folha da Manhã, São Paulo, p. 7, 15 jun. 1951.

ESPORTE por esporte. Esporte Ilustrado, Rio de Janeiro, n. 859, p. 14, 23 set. 1954.

ESTÁDIO de São Paulo F.C.: 150 mil pessoas. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, v. 26, n. 26, p. 36-37, 10 abr. 1954.

FALA Giuliano sobre o Palmeiras. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 7, 16 jun. 1953.

FIALHO, Roberto Novelli. Edifícios de escritórios na cidade de São Paulo. 2007. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

FONTES, Paulo. Trabalhadores e associativismo urbano no governo Jânio Quadros em São Paulo (1953-1954). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 33, n. 66, p. 71-94, 2013.

FONTES, Paulo. Um Nordeste em São Paulo: trabalhadores migrantes em São Miguel Paulista: 1945-66. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.

FOTO-REPORTAGEM com William Faulkner. A Cigarra, São Paulo, v. 35, n. 11, p. 34-35, nov. 1954.

FRAGA, Gerson Wasen, “A derrota do Jeca” na imprensa brasileira: nacionalismo, civilização e futebol na Copa do Mundo de 1950. 2009. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

FUE UNA CAMPAÑA de campeonas. El Gráfico, Buenos Aires, n. 1602, p. 58, 20 abr. 1950.

FUTURO edifício Othon. Acrópole, São Paulo, n. 134, p. 60-61, jun. 1949.

GAFFNEY, Christopher. Temples of the earthbound gods: stadiums in the cultural landscapes of Rio de Janeiro and Buenos Aires. Austin: University of Texas Press, 2008.

GEBAUER, Günter; LOFEGO, Silvio Luiz; WULF, Christoph. Mimese na cultura: agir social, rituais e jogos, produções estéticas. São Paulo: Annablume, 2004.

GINÁSIO de basquete para 35.029 pessoas. A Gazeta Esportiva, São Paulo, p. 10, 9 maio 1952.

GRANDES vultos do esporte brasileiro. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 8, 4 jul. 1947.

GYMNASIUM Municipal de Sorocaba: Est[ado] de São Paulo. Acrópole, São Paulo, n. 155, p. 273-277, mar. 1951.

HELENA, Vera. História: apaixonada pelo balé. Museu da Pessoa, São Paulo, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3Y5mLF4. Acesso em: 1 ago. 2022.

HORA, Roy. Historia del turf argentino. Buenos Aires: Siglo XXI, 2014.

IBIRAPUERA ficará pronto para os certames internacionais. A Noite, Rio de Janeiro, p. 7, 22 mar. 1954a.

IBIRAPUERA garantirá. A Noite, Rio de Janeiro, p. 9, 21 maio 1954b.

II CAMPEONATO Mundial Masculino de basquetbol. Correio Paulistano, São Paulo, p. 10, 12 ago. 1954a.

II CAMPEONATO Mundial Masculino de bola ao cesto. Correio Paulistano, São Paulo, p. 8, 11 ago. 1954b.

INAUGURAM-SE hoje à tarde os XII Jogos Universitários Brasileiros. Folha da Manhã, São Paulo, p. 7, 12 set. 1954.

JOE LOUIS en Brasil. El Gráfico, Buenos Aires, n. 1607, p. 26-27, 26 maio 1950.

KUHN, João Carlos Santos. Resistências sagradas: Pátio de Colégio, secularização e reconstrução. São Paulo: Annablume, 2018.

LA XXIX CORRIDA de San Silvestre. Corrida espectacular. Estadio, Santiago, n. 557, p. 20-21, 16 jan. 1954.

LAGE, Marcus Vinícius Costa; COUTO, Euclides de Freitas. Representações do nacionalismo em tempos de Copa do Mundo: um estudo sobre a “grande imprensa” mineira (1949-1950). Recorde: Revista de História do Esporte, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1-17, 2016.

LEON, Ethel. IAC: primeira escola de design do Brasil. São Paulo: Blucher, 2014.

LLEGAR ya era una hazaña. Estadio, Santiago, n. 600, p. 26-27, 13 nov. 1954.

LOBO, Maria da Silveira. A morte dos pilotis do Estádio de Remo da Lagoa e o declínio do espaço público. Minha Cidade, Rio de Janeiro, ano 7, ago. 2006. Disponível em: https://bit.ly/3W4TjNo. Acesso em: 2 ago. 2022.

LOFEGO, Silvio Luiz. IV Centenário da cidade de São Paulo: a construção do passado e do futuro nas comemorações de 1954. 2012. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.

LOS URUGUAYOS amos de la pista. Estadio, Santiago, n. 605, p. 12-13, 18 dez. 1954.

LUCCHESE, Maria Cecília. João Florence de Ulhôa Cintra: influências, amizades e profissão. Risco, São Carlos, v. 14, n. 1, p. 99-105, 2016.

MAIOR que o Pacaembu o futuro Estádio da Cidade Universitária. A Gazeta, São Paulo, p. 14, 26 nov. 1954.

MAKINO, Miyoko. Ornamentação do Museu Paulista para o Primeiro Centenário: construção de identidade nacional na década de 1920. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 10-11, n. 1, p. 167-195, 2003.

MARACANÃ, a realidade: Ibirapuera, o sonho desfeito. A Noite, Rio de Janeiro, p. 8, 11 out. 1954.

MARINS, Paulo César Garcez. Nas matas com pose de reis: a representação de bandeirantes e a tradição da retratística monárquica européia. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, v. 44, p. 77-104, 2007.

MARINS, Paulo César Garcez. O parque do Ibirapuera e a construção da identidade paulista. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 9-36, 1999.

MEDEIROS, Daniele Cristina Carqueijeiro de. Entre esportes, divertimentos e competições: a cultura física nos rios Tietê e Pinheiros (São Paulo, 1899-1949). 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

MEHRTENS-PEIXOTO, Cristina. Urban space and national identity in Early Twentieth Century: São Paulo, Brazil: Crafting modernity. New York: Palsgrave MacMillan, 2010.

MELLO, Joana. Habitar a metrópole: os apartamentos quitinetes de Adolf Franz Heep. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 21, n. 1, p. 141-157, 2013.

MELLO, Joana. Os arquitetos estrangeiros e o mercado imobiliário através da experiência de Jacques Pilon. In: LANNA, Ana Lúcia Duarte; PEIXOTO, Fernanda Arêas; LIRA, José Tavares Correia de; SAMPAIO, Maria Ruth Amaral de. (Ed.). São Paulo, os estrangeiros e a construção das cidades. São Paulo: Alameda, 2011. p. 245-260.

MORSE, Richard. Ciudades periféricas como arenas culturales. In: MORSE, Richard; Hardoy, Jorge Enrique (Comp.). Cultura urbana latino-americana. Buenos Aires: CLACSO, 1985. p. 39-62.

MOVILIZACIÓN en el Velódromo. El Gráfico, Buenos Aires, n. 1644, p. 4-7, 9 fev. 1951.

NÃO HAVERÁ sabotagem no Ginásio de Ibirapuera. Correio Paulistano, São Paulo, p. 13, 7 set. 1954.

NICOLINI, Henrique. Declaração de amor ao Pacaembu. Gazeta Esportiva, São Paulo, 14 jun. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3FDSMgm. Acesso em: 20 jul. 2022.

NICOLINI, Henrique. Zatopek na São Silvestre. Gazeta Esportiva, São Paulo, 18 maio 2015. Disponível em: https://bit.ly/3W1MIn7. Acesso em: 10 jul 2022.

NO FIM DESTE ano São Paulo terá uma piscina de água quente. Folha da Noite, São Paulo, p. 18, 18 jul. 1949.

NO VELÓDROMO de Ibirapuera, inicia-se sábado a disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo. Correio Paulistano, São Paulo, p. 10, 4 nov. 1954.

O BRASIL se orgulhará do majestoso conjunto de piscinas do Corinthians. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 8-9, 29 nov. 1946.

O DRAMA do II Mundial de Basquete. Correio Paulistano, São Paulo, p. 12, 30 set. 1954.

O ESTÁDIO de remo. A Noite, Rio de Janeiro, p. 2, 30 out. 1952.

O MUNDIAL de basquete será realizado. Correio Paulistano, São Paulo, p. 10, 12 set. 1954.

O NOVO e majestoso Cine Marrocos será inaugurado dia 25 do corrente. Correio Paulistano, São Paulo, p. 17, 14 jan. 1951.

O PAULISTANO foi vencido pelo tempo. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 8-9, 21 fev. 1947.

O SENSACIONAL encontro de hoje no Parque Antarctica: Spalla vs. Benedicto. Correio Paulistano, São Paulo, p. 6, 11 maio 1924.

OLIVEIRA, Fabiano Lemes de. Siegfried Giedion e o caso brasileiro: uma aproximação historiográfica. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 6., 2005, Niterói, Rio de Janeiro. Anais […]. Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2005. p. 1-19.

OS 3 REIS amarelos. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, v. 23, n. 47, p. 76-82, 8 set. 1951.

OS PRÍNCIPES Mikasa cumpriram ontem movimentado programa. Folha da Manhã, São Paulo, p. 5, 22 jun. 1958.

PEDE a comissão: cinco milhões de cruzeiros para ativar as obras do estádio de remo na lagoa Rodrigo de Freitas. A Noite, Rio de Janeiro, p. 7, 24 ago. 1953.

PEIXOTO, Fernanda Arêas; BISPO, Alexandre Araújo. San Pablo: El edificio Martinelli y la euforia vertical (años 1930). In: GORELIK, Adrián; PEIXOTO, Fernanda (Ed.). Ciudades sudamericanas como arenas culturales. Buenos Aires: Siglo XXI, 2016. p. 174-189.

PEIXOTO, Fernanda Arêas; GORELIK, Adrián. Introducción: cultura y perspectiva urbana. In: GORELIK, Adrián; PEIXOTO, Fernanda (Ed.). Ciudades sudamericanas como arenas culturales. Buenos Aires: Siglo XXI, 2016. p. 174-189.

PERIGA o Mundial de Basquete. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, v. 26, n. 11, p. 68, 26 dez. 1953.

PISCINA coberta Adhemar de Barros. Acrópole, São Paulo, n. 143, p. 269-272, mar. 1950.

PONTES, Heloisa. San Pablo: la ciudad en escena: teatro y culturas urbanas disidentes. In: GORELIK, Adrián; PEIXOTO, Fernanda (Ed.). Ciudades sudamericanas como arenas culturales. Buenos Aires: Siglo XXI, 2016. p. 366-383.

PRÉDIO de apartamento a Avenida Ipiranga. Acrópole, São Paulo, n. 182, jun. 1953.

PRÉDIO Ita, Rua Barão de Itapetininga. Acrópole, São Paulo, n. 18, p. 1, out. 1939.

PRIMEIRO Festival Internacional de Cinema no Brasil. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, v. 26, n. 15, p. 58, 23 jan. 1954.

PROGRAMADA a disputa do campeonato brasileiro de ciclismo. Correio Paulistano, São Paulo, p. 10, 28 out. 1954.

PROMESSAS e nada mais! Mundo Esportivo, São Paulo, p. 11, 1 out. 1954.

PROSSEGUE a CBB na organização do II Campeonato Mundial de Cestobol. Correio Paulistano, São Paulo, p. 10, 1 ago. 1954.

PROVA ciclistica em homenagem ao major Silvio Magalhães Padilha. Correio Paulistano, São Paulo, p. 13, 4 out. 1953.

PUGILISMO. Anuário de Esporte Ilustrado, Rio de Janeiro, n. 6, p. 86, 1955.

PUNHOS que emocionaram o mundo. O Cruzeiro, Rio de Janeiro, v. 32, n. 31, p. 94-98, 20 maio 1950.

QUARTO Centenário de São Paulo: Obras comemorativas. Arquitetura e Engenharia, Belo Horizonte, n. 24, p. 22-31, jan./fev. 1954.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Ufanismo paulista: vicissitudes de um imaginário. Revista USP, São Paulo, v. 13, p. 78-87, 1992.

REIN, Raanan. Política, deporte y diplomacia cultural: la Nueva Argentina de Perón y los Juegos Panamericanos de 1951. Anuario del Instituto de Historia Argentina, La Plata, v. 17, n. 1, p. 1-16, 2017.

RIBEIRÃO Preto apressa a construção do seu ginásio. Última Hora, Rio de Janeiro, p. 7, 21 jul. 1952.

RIBEIRO, David William Aparecido. Uma exposição para o IV Centenário de São Paulo: um historiador português narra a “história bandeirante”. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 26, p. 1-65, 2018.

ROZAS, Valentina. Ni tan elefante, ni tan blanco: arquitectura, urbanismo y política en la trayectoria del Estadio Nacional. Santiago: RIL, 2014.

RUÍRAM as torres de Ibirapuera! A Noite, Rio de Janeiro, p. 8, 11 set. 1954.

SANTORO, Paula. A relação da sala de cinema com o espaço urbano em São Paulo: do provinciano ao cosmopolita. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 11., 2005, Salvador. Anais […]. Salvador: ANPUR, 2005. p. 1-26.

SANTOS, João Manuel Casquinha Malaia; DRUMOND, Mauricio; MELO, Victor Andrade de. Celebrando a nação nos gramados: o Campeonato Sul-Americano de Futebol de 1922. História: Questões e Debates, Curitiba, v. 57, p. 151-174, 2012.

SAÚDE de graça. Gazeta Esportiva Ilustrada, São Paulo, n. 20, p. 32-35, jun. 1954.

¡SE HACE el velódromo! El Gráfico, Buenos Aires, n. 1592, p. 22-23, 10 fev. 1950.

SE SOBRÓ Brasil. Estadio, Santiago, n. 574, p. 20-23, 15 maio 1954.

SE TRAJO un laurel. Estadio, Santiago, n. 605, p. 10-11, 18 dez. 1954.

SENSACIONAL torneio de natação. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 13, 6 nov. 1953.

SERÁ uma realidade a construção do Palácio dos Sports. Diário da Noite, São Paulo, p. 5, 4 fev. 1948.

SODRE, João Clark de A. A casa bandeirista de Luís Saia no IV Centenário de São Paulo: restauração e preservação da identidade paulista. In: SEMINÁRIO DOCOMOMO BRASIL, 5., 2003, São Carlos. Anais […]. São Carlos: Escola de Engenharia, Universidade de São Paulo, 2003.

TEATRO Maria Della Costa, em São Paulo. Habitat, São Paulo, n. 19, p. 23-25, nov./dez. 1954.

TEMA obrigatório. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 11, 29 abr. 1952.

TORNEO sin historia. Estadio, Santiago, n. 568, p. 20-21, 3 abril 1954.

TREINAM hoje os pedalistas bandeirantes para a disputa do Campeonato Brasileiro de Ciclismo. Correio Paulistano, São Paulo, p. 13, 24 out. 1954.

UM CAMPO oficial para a prática do Base-ball! A Gazeta Esportiva, São Paulo, p. 4, 23 jun. 1948.

UM SUCESSO absoluto a competição internacional de natação. Sport Ilustrado, Rio de Janeiro, n. 815, p. 13, 19 nov. 1953.

UMA PRAÇA de esportes no Parque ‘Pedro II’ para os certames mundiais do 4º centenário”. Jornal de Notícias, São Paulo, p. 7, 18 out. 1951.

VAI SAIR o estádio tricolor. Mundo Esportivo, São Paulo, p. 4, 10 out. 1952.

VELÓDROMO de Ibirapuera. Habitat, São Paulo, n. 20, p. 14-15, 1955.

Y VA DE EMPATES… Estadio, Santiago, n. 593, p. 14-15, 25 set. 1954.

Downloads

Publicado

2023-03-06

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

MILLAN VALDES, Rodrigo. “Ibirapuera, o sonho desfeito”: o Ginásio, o Velódromo e o fracasso do calendário esportivo das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo (1954). Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 31, p. 1–62, 2023. DOI: 10.1590/1982-02672023v31e3. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/200848.. Acesso em: 19 abr. 2024.