Urbs e civitas: a formação dos espaços e territórios urbanos nas minas setecentistas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0101-47142012000100004Palavras-chave:
Minas Gerais, Urbanização, Período colonial, Redes urbanas, Câmaras municipais, Morfologia urbanaResumo
O presente artigo procura situar a evolução das abordagens acerca da cidade colonial mineira dentro da perspectiva mais ampla dos estudos sobre o urbanismo colonial português. A análise privilegia os trabalhos que, em vez de se aterem aos aspectos ligados à estética urbana, procuraram relacioná-los às questões fundiárias e à constituição das redes e hierarquias urbanas.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-06-01
Edição
Seção
Dossiê - Caminhos da história da urbanização no Brasil-colônia
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
FONSECA, Claudia Damasceno. Urbs e civitas: a formação dos espaços e territórios urbanos nas minas setecentistas . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 77–108, 2012. DOI: 10.1590/S0101-47142012000100004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/39809.. Acesso em: 8 dez. 2024.