São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista

Autores

  • Solange Ferraz de Lima Universidade de São Paulo
  • Vânia Carneiro de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47141993000100012

Palavras-chave:

Iconologia, "Pintor" e modelos fotográficos, História do imaginário (São Paulo "Colonial"), História de coleções (Museu Paulista, década de 20)

Resumo

Por ocasião das comemorações do centenário da Indendência do Brasil em 1922, o então diretor do Museu Paulista, Affonso de Escragnole Taunay, empenhou-se na montagem de exposições voltadas para a reconstituição arcaizante do passado urbano de São Paulo. Parte desse projeto consistiu em encomendas de pinturas realizadas a partir de matrizes fotográficas do século passado. O presente estudo discute as estratégias visuais presentes na transcodificação de objetos iconográficos de natureza diversa no ãmbito do espaço celebrativo do Museu e seus desdobramentos ideológicos, implícitos nas ações de caráter nacionalista,-educacional e preservacionista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1993-01-01

Edição

Seção

Museus

Como Citar

LIMA, Solange Ferraz de; CARVALHO, Vânia Carneiro de. São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 147–178, 1993. DOI: 10.1590/S0101-47141993000100012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5280.. Acesso em: 3 out. 2024.