Marcel Gautherot na revista Módulo - ensaios fotográficos, imagens do Brasil: da cultura material e imaterial à arquitetura

Autores

  • Heliana Angotti-Salgueiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-4714v22n1a02

Resumo

Este artigo tece considerações sobre as fotografias de Marcel Gautherot na Módulo, Revista de Arquitetura e Artes Plásticas fundada em 1955 por Oscar Niemeyer, quando ele já era conhecido nos anais da arquitetura internacional. O texto visa levantar questões de método diante das lacunas da historiografia dos periódicos no país e, sobretudo, destacar a importância da Módulo e de suas reportagens fotográficas, lembrando o seu papel na afirmação e difusão da arquitetura moderna brasileira, além de refletir sobre o anonimato de fotógrafos nas publicações do gênero. A revista evidencia que para os homens daquela geração, a nova arquitetura era indissociável da afirmação da identidade nacional, ao lado das artes plásticas, do patrimônio histórico, e das representações da cultura material e imaterial - arquitetura vernacular, folclore, jogo da capoeira, arte popular (carrancas de proa), e outros temas que são, justamente, os das séries fotográficas do acervo de Marcel Gautherot, figurando nos números da primeira fase da revista até os anos 1960. A análise destaca, especialmente, o registro fotográfico da construção de Brasília, foco principal da retórica programática do periódico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

ANGOTTI-SALGUEIRO, Heliana. Marcel Gautherot na revista Módulo - ensaios fotográficos, imagens do Brasil: da cultura material e imaterial à arquitetura. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 22, n. 1, p. 11–78, 2014. DOI: 10.1590/0101-4714v22n1a02. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/86772.. Acesso em: 17 jun. 2024.