Entre a arte de comunicar e ofício de ser acessível: estudo sobre os recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência visual no site de um museu de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e12

Palavras-chave:

Acessibilidade, Museus, Sites, Comunicação, Internet

Resumo

Esta investigação tem como propósito analisar como se configura a acessibilidade nos sites dos museus. Para a realização do estudo, oito participantes com deficiência visual foram convidados a visitar o site do Museu de Artes e Ofícios (MAO) e, de acordo com suas experiências, a responder um questionário sobre as condições e os recursos oferecidos pela página. O questionário foi disponibilizado em uma plataforma on-line e teve o link enviado por e-mail. A investigação contou também com a utilização de uma ferramenta automática que avalia a acessibilidade de sites. Todos os instrumentos empregados na pesquisa foram inspirados nas Diretrizes de Acessibilidade da Web, orientações elaboradas por pesquisadores do Consórcio W3C que visam a tornar os conteúdos das páginas da internet mais acessíveis. Os sites podem contribuir para a projeção da instituição e de seu acervo e ser um elemento que estimule, oriente ou complemente uma visita, desde que viabilize o processo de comunicação através do oferecimento de recursos adequados às habilidades e capacidades dos indivíduos. No que tange à análise da acessibilidade do site do MAO, a investigação demonstrou que, apesar de alguns elementos estarem de acordo com as recomendações de acessibilidade, a página ainda não supre as expectativas com relação a outros aspectos. Por fim, não foram encontrados textos na página que remetam à acessibilidade ou descrevam os recursos para ampliar o acesso, o que pode indicar que o tema não é uma pauta do site do museu.

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Biografia do Autor

  • Míriam Célia Rodrigues Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Graduada em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

  • José de Sousa Miguel Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Pós-doutor pela Universidade de Lisboa, doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação pela UFMG e graduado em Pedagogia pela mesma universidade (2013). Atualmente é professor no mestrado em Educação na UEMG.

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Publicado

2020-08-31

Edição

Seção

Museus

Como Citar

Entre a arte de comunicar e ofício de ser acessível: estudo sobre os recursos de acessibilidade para visitantes com deficiência visual no site de um museu de Belo Horizonte. (2020). Anais Do Museu Paulista: História E Cultura Material, 28, 1-46. https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28e12