Riegl faz história: o Denkmalkultus visto à luz da historiografia de Alois Riegl

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672022v30e10

Palavras-chave:

Teoria, Conservação, Restauro, História, Arte

Resumo

O livro Der moderne Denkmalkultus, sein Wesen und seine Entsehung (O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese), do historiador da arte Alois Riegl (1858-1905), é hoje considerado uma das obras capitais do diálogo que chamamos de Teorias da Conservação e Restauro, e no Brasil estudado cada vez mais, com concepções inéditas e mesmo pioneiras em 1903, quando foi publicado. A leitura mais atenta do conjunto da obra de Riegl revela uma construção muito mais sofisticada do que aparece à leitura isolada do Denkmalkultus, como usual na área do Patrimônio. Em seus livros, Riegl explora e estabelece uma concepção particular de história e do ofício do historiador. Nela, diacronicamente, estão presentes a ênfase crescente da História como um devir contínuo, onde eram reconhecíveis linhas de sentido de longo prazo – como os vetores progressivos e reativos coexistentes em cada obra de arte –, e a possibilidade de épocas diferentes se tangenciarem, a partir do olhar para o passado, inclusive do historiador contemporâneo. Também se encontram, sincronicamente, as contribuições da História Cultural e o estudo das cosmovisões. Revela-se assim que o Denkmalkultus, como outros textos de Riegl, não era apenas uma descrição dos processos globais que acreditava existir desde o Paleolítico até a Era Moderna, como um exemplo concreto da progressão teleológica, essencial para interpretar sua obra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Juracy Mellado Paz, Universidade Federal da Bahia

    Mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal da Bahia. Professor assistente do Núcleo de Teoria e História, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. E-mail: danielmelladopaz@gmail.com.

Referências

BURCKHARDT, Jacob. The Greeks and Greek civilization. New York: St. Martin’s Press, 1998.

GUBSER, Michael. Time’s visible surface: Alois Riegl and the discourse of history and temporality in fin-de-siècle Vienna. Detroit: Wayne State University Press, 2006.

GUSTCHOW, Kai K. The anti-Mediterranean in the literature of modern architecture: Paul Schutze-Naumberg’s Kulturarbeiten. In: LEJEUNE, Jean-François; SABATINO, Michelangelo Sabatino (eds.). Modern architecture and the Mediterranean: vernacular dialogues and contested identities. London: Routledge, 2010.

HAMMERMEISTER, Kai. The German aesthetic tradition. New York: Cambridge University Press, 2002.

KEMP, Wolfgang. Introduction. In: RIEGL, Alois. The group portraiture of Holland. Los Angeles: The Getty Research Institute Publications and Exhibitions Program, 1999.

MEINECKE, Friedrich. El historicismo y su génesis [Die Entsehung des Historismus]. México: Fondo de Cultura Económica, 1982 [1936].

OLIN, Margaret. Forms of representation in Alois Riegl’s Theory. University Park: Pennsylvania State University Press, 1992.

PAYNE, Alida. Beyond Kunstwollen: alois Riegl and the Baroque. In: RIEGL, Alois. The origins of Baroque art in Rome. Los Angeles: Getty Research Institute, 2010.

PODRO, Michael. The critical historians of art. New Haven: Yale University Press, 1983.

RIEGL, Alois. El arte industrial tardorromano [Spätrömische Kunstindustrie]. Madrid: Visor Dis., 1992a [1901].

RIEGL, Alois. El retrato holandés de grupo [Das holländische Gruppenporträt]. Madrid: A. Machado, 2009 [1902].

RIEGL, Alois. História da arte e história universal. In: O culto moderno dos monumentos e outros ensaios estéticos. Lisboa: Edições 70, 2016a.

RIEGL, Alois. Historical grammar of the visual arts [Historische Grammatik der bildenden Künste]. New York: Zone, 2004 [1966].

RIEGL, Alois. O culto moderno dos monumentos: sua essência e sua gênese [Der moderne Denkmalkultus]. Goiânia: Ed. da UCG, 2006. [1903].

RIEGL, Alois. Objective Ästhetik. Journal of Art Historiography, Birmingham, n. 11, 2014.

RIEGL, Alois. Obra da natureza e obra de arte vol. I [Naturwerk und Kunstwerk]. In: O culto moderno dos monumentos e outros ensaios estéticos. Lisboa: Edições 70, 2016b.

RIEGL, Alois. Problems of style: foundations for a history of ornament [Stilfragen: Grundlegungen zu einer Geschichte der Ornamentik]. Princeton: Princeton University Press, 1992b [1893].

RIEGL, Alois. The group portraiture of Holland [Das holländische Gruppenporträt]. Los Angeles: The Getty Research Institute Publications and Exhibitions Program, 1999 [1902].

RIEGL, Alois. The origins of baroque art in Rome [Die Einstehung der Barockkunst in Rom]. Los Angeles: Getty Research Institute, 2010 [1908].

RIEGL, Alois. Über antike und moderne Kunstfreunde Vortrag gehalten in der Gesellschaft der Wiener Kunstfreunde. Journal of Art Historiography, Birmingham, n. 9, 2013.

RIEGL, Alois. Uma nova história da arte [Eine neue Kunsgeschichte]. In: O culto moderno dos monumentos e outros ensaios estéticos. Lisboa: Edições 70, 2016c [1901].

SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E. Discursos acadêmicos [1829]: Sobre o conceito de hermenêutica, com referência às indicações de F.A. Wolf e ao Compêndio de F. Ast. In: Hermenêutica: arte e técnica da interpretação [Hermeneutik]. 10 ed. Petrópolis: Vozes, 2015 [1959].

Downloads

Publicado

2022-05-02

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

PAZ, Daniel Juracy Mellado. Riegl faz história: o Denkmalkultus visto à luz da historiografia de Alois Riegl. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–27, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672022v30e10. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/186908.. Acesso em: 17 abr. 2024.