Circulação e mediação da obra de arte na Belle Époque paulistana

Autores

  • Mirian Silva Rossi USP; FFLCH; Depto de História

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-47141999000100005

Palavras-chave:

São Paulo, Campo artístico, Cultura material, Mercado de arte

Resumo

Este artigo trata de alguns dos principais aspectos que dizem respeito às inter-relações que a práxis artística mantinha com os circuitos de circulação e mediação da obra de arte, no período conhecido como Belle époque. A emergência de fenômenos específicos ligados ao campo em causa foi favorecida pelo ambiente de mudanças profundas, nos mais diversos níveis, que se instaurara na capital paulista em decorrência da Proclamação da República, do desenvolvimento da lavoura cafeeira e do crescimento da indústria. O amplo circuito que se formou em torno da arte, aqui exemplificado pelas exposições e pelos espaços de exposição permitiram apreender os principais elementos constitutivos do campo artístico paulistano em seu momento de nucleação original.

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Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Estudos de Cultura Material

Como Citar

ROSSI, Mirian Silva. Circulação e mediação da obra de arte na Belle Époque paulistana . Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 83–119, 1999. DOI: 10.1590/S0101-47141999000100005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5362.. Acesso em: 19 abr. 2024.