O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672020v28d1e9

Palavras-chave:

Largo da Banana, Barra Funda, Viaduto Pacaembu, Negros em São Paulo, Geraldo Filme

Resumo

O Largo da Banana está associado à história da população negra em São Paulo. Reconhecido como um dos “berços” do samba paulista, é sobretudo através dos próprios sambistas que essa história pode hoje ser conhecida. Localizado junto à antiga estação da Barra Funda, desde as primeiras décadas até meados do século passado, aquele espaço concentrou trabalhadores informais vinculados às atividades da ferrovia. Em meio a um cotidiano precário e instável, essa população realizava rodas de samba e de tiririca. Nos anos 1950, foi construído naquele local o Viaduto Pacaembu, que prolongava a avenida homônima para além da
via férrea. A partir da década de 1960, o sambista negro Geraldo Filme compôs duas canções em que homenageava o Largo da Banana e lamentava seu desaparecimento após a inauguração do viaduto. Nessas e em outras composições, o artista registrou suas percepções sobre as condições de vida da população negra e sambista na cidade, suas sociabilidades, bem como sobre as transformações urbanas que testemunhou. Considerando que sua obra artística contribui para iluminar aspectos da realidade social, ela é adotada como fonte para analisar as formas de sociabilidade no Largo da Banana e a intervenção urbanística naquele local.

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Biografia do Autor

  • Renata Monteiro Siqueira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Doutoranda em História de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Relações Étnico-Raciais e o Espaço Urbano, Labraça, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

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Publicado

2020-07-15

Edição

Seção

ECM/Dossiê: Dimensões raciais da cultura material urbana no Brasil

Dados de financiamento

Como Citar

SIQUEIRA, Renata Monteiro. O Largo da Banana e a presença negra em São Paulo. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 28, p. 1–33, 2020. DOI: 10.1590/1982-02672020v28d1e9. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/156053.. Acesso em: 18 abr. 2024.