Sobre a Revista

A revista Ars é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo que reúne trabalhos relevantes no debate da arte produzidos no meio universitário e fora dele. Propõe um foco ampliado na abordagem conforme, ademais, as exigências da própria produção artística contemporânea. Com isso, objetiva contribuir no debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo. Ao mesmo tempo, valoriza a área teórica e a contribuição de disciplinas mais antigas, como a filosofia, a estética e a história da arte, ainda que frequentemente se trate de confrontar ou apontar os limites dessa tradição em face dos desafios da situação contemporânea. Ars tem interesse em divulgar, ao lado dos trabalhos dos artistas, críticos, historiadores de arte e alunos de pós-graduação do Departamento de Artes Visuais colaborações de pesquisadores, artistas, intelectuais e outros profissionais do meio artístico, favoráveis à experimentação e à pesquisa teórica especializada. 

Ars conta, atualmente, com versão eletrônica (ISSN 2178-0447).

A revista é indexada no SciELO, LatinIndex, DOAJ e Portal de Revistas da USP.

Classificação Qualis/Capes para áera de Artes/Música: A1

Fluxo contínuo

A Ars recebe artigos em fluxo contínuo. Eventuais chamadas abertas para números especiais serão divulgadas em nosso site.

A Revista Ars não cobra qualquer tipo de taxa para a submissão, avaliação e/ou publicação dos artigos.

Periodicidade

Publicação quadrimestral (a partir de 2017).

Política de Acesso Livre 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de indexação

  • SciELO
  • LatinIndex
  • DOAJ
  • Portal de Revistas da USP

Patrocínio

Fontes de Apoio 

Ferramentas de preservação e interoperabilidade

A ARS realiza todo seu processo editorial pelo Sistema OJS, que permite a importação de dados em XML no formato CrossRef e a preservação do conteúdo pelo plugin PKP PN, do PKP, na Rede Privada LOCKSS.

Histórico do periódico

O lançamento de ARS foi precedido por um intenso processo de discussão e por atividades ligadas à organização de seu projeto, que se desenvolveram a partir de meados de 2002. A ideia foi motivada pela constatação, à época, da alarmante lacuna de revistas especializadas em artes e ciências humanas no país, capazes de estimular as discussões intelectuais em condições especialmente favoráveis porquanto isentas dos interesses de uma publicação comercial. A Ars surge da vontade de intervenção no debate acerca da arte contemporânea tendo em vista que as questões que envolvem uma escola de arte não devem permanecer restritas ao ambiente acadêmico, mas mobilizar o debate cultural para além dos muros da universidade e interrogar as próprias perspectivas da arte no contexto contemporâneo. Sendo assim, a revista pretende, desde suas primeiras edições, contribuir para formar uma cultura crítica no meio artístico do país, incentivando o trabalho de novas gerações de pesquisadores e preparando-as para a intervenção na vida pública.

O primeiro número da Ars foi trazido a público em março de 2003. Até 2015 foi editada semestralmente pelos professores Gilbertto Prado, Sônia Salzstein e Marco Giannotti, com projeto gráfico do professor Mario Ramiro.

A partir de 2017, a revista passou a ser uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.

 

Classificação Qualis/Capes para áera de Artes/Música: A1