Do Efeito ao Paradigma: Narciso, Medusa e Pigmalião

Autores

  • Marta Cordeiro Instituto Politécnico de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106083

Palavras-chave:

espectador, imagem, Narciso, Medusa, Pigmalião

Resumo

O artigo pretende caracterizar a relação entre espectadores e imagens e, para tanto, utiliza as figuras paradigmáticas de Narciso, Medusa e Pigmalião, que são, rotineiramente, utilizadas para falar de imagens. Frequentemente, Narciso é associado à autorrepresentação; Medusa à fotografia e à morte, e Pigmalião ao simulacro. No entanto, numa breve nota de rodapé, W. J. T. Mitchell associa essas figuras mitológicas aos “efeitos” que as imagens provocam nos espectadores, acepção que denuncia uma dada relação entre espectadores e imagens. É esse o ângulo adoptado nesta análise, que procura, então, expandir a referência de Mitchell e assumir que os três mitos contêm os elementos principais que caracterizam a relação entre espectadores e imagens.

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Biografia do Autor

  • Marta Cordeiro, Instituto Politécnico de Lisboa.
    Professora no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.

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Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Do Efeito ao Paradigma: Narciso, Medusa e Pigmalião. (2015). ARS (São Paulo), 13(26), 140-155. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106083