Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura.

Autores

  • Richard Santiago Costa Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.118405

Palavras-chave:

Artes Visuais, História da Arte.

Resumo

O desenvolvimento do edifício teatral moderno, iniciado no Renascimento, respondia não só às necessidades técnicas das artes cênicas, mas, e sobretudo, às prerrogativas da vida cortesã e posteriormente burguesa como ambiente primordial de sociabilidade. Desse modo, o teatro lírico, enquanto espaço, seria tema para a pintura a partir do século XVIII, época da fixação definitiva desses edifícios como símbolos de magnificência e poder. Já no século seguinte, o elogio a um estilo de vida cosmopolita e as vicissitudes associadas a este ambiente dariam o tom da representação pictórica do edifício teatral. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Richard Santiago Costa, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
    Mestre e doutorando em História da Arte pelo IFCH/Unicamp. Atualmente em período sanduíche junto à Université Paris-Sorbonne IV.

Downloads

Publicado

2016-12-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre soirées e óperas: o espaço teatral na pintura. (2016). ARS (São Paulo), 14(28), 257-281. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2016.118405