Entrevista com Giuseppe Penone

Autores

  • Marina Câmara Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Guilherme Dayrell Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123858

Palavras-chave:

Giuseppe Penone, Entrevista, Despersonalizarão da arte

Resumo

Em entrevista realizada em seu estúdio em Turim, em 12 de maio de 2014, Giuseppe Penone fala de seu interesse sobre a tecnologia existente na natureza - a cultura própria à natureza -, sobre redefinições dos valores culturais em que os artistas tomaram a natureza como ponto de partida e sobre sua intenção de conferir-lhe uma “dignidade” afim de estabelecer com os elementos naturais uma relação de paridade observando, sensivelmente, seus comportamentos vitais. O artista, corroborando em certa medida a noção de despersonalização da arte, ecoará Duchamp e seus ready-made, a partir da etimologia da palavra invenção. Se há alguma invenção em sua obra, ela reside, para Penone, nos encontros que se dão no mundo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Câmara, Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora-substituta da Escola de Belas Artes UFMG, Doutora em Artes pela mesma Escola, com período sanduíche na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne; Mestre em Comunicação e Artes (PUC MG); Possui Master de I Nível em Comunicação pela Università degli Studi di Siena e Especialização em Projetação e Produção Artística pela IUAV de Veneza; Pesquisadora, crítica e curadora independente.
  • João Guilherme Dayrell, Universidade Federal de Minas Gerais

    Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, oferecendo disciplinas obrigatórias e optativas para o curso de Graduação.  Doutor, pelo mesmo Programa, com período sanduíche na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales sob orientação de Emanuele Coccia.  Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista pelo Instituto de Educação Continuada da PUC-MINAS (IEC).

Downloads

Publicado

2017-04-30

Edição

Seção

Artigos