Entrevista com Giuseppe Penone

  • Marina Câmara Universidade Federal de Minas Gerais
  • João Guilherme Dayrell Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Giuseppe Penone, Entrevista, Despersonalizarão da arte

Resumo

Em entrevista realizada em seu estúdio em Turim, em 12 de maio de 2014, Giuseppe Penone fala de seu interesse sobre a tecnologia existente na natureza - a cultura própria à natureza -, sobre redefinições dos valores culturais em que os artistas tomaram a natureza como ponto de partida e sobre sua intenção de conferir-lhe uma “dignidade” afim de estabelecer com os elementos naturais uma relação de paridade observando, sensivelmente, seus comportamentos vitais. O artista, corroborando em certa medida a noção de despersonalização da arte, ecoará Duchamp e seus ready-made, a partir da etimologia da palavra invenção. Se há alguma invenção em sua obra, ela reside, para Penone, nos encontros que se dão no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Câmara, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora-substituta da Escola de Belas Artes UFMG, Doutora em Artes pela mesma Escola, com período sanduíche na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne; Mestre em Comunicação e Artes (PUC MG); Possui Master de I Nível em Comunicação pela Università degli Studi di Siena e Especialização em Projetação e Produção Artística pela IUAV de Veneza; Pesquisadora, crítica e curadora independente.
João Guilherme Dayrell, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG, oferecendo disciplinas obrigatórias e optativas para o curso de Graduação.  Doutor, pelo mesmo Programa, com período sanduíche na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales sob orientação de Emanuele Coccia.  Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialista pelo Instituto de Educação Continuada da PUC-MINAS (IEC).

Publicado
2017-04-30
Como Citar
Câmara, M., & Dayrell, J. G. (2017). Entrevista com Giuseppe Penone. ARS (São Paulo), 15(29), 28-43. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.123858
Seção
Artigos