A relação entre crítica e produção na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970

Autores

  • Martha Telles Machado Faculdade Senai Cetiqt
  • Fernanda Torres Faculdade Senai Cetiqt

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.128182

Palavras-chave:

arte e crítica de arte, década de 1970, arte contemporânea, sistema de arte brasileiro

Resumo

Nos anos setenta, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção artística, definidos na ideia de “precariedade” do circuito. Nesse processo, encontram-se discussões decisivas acerca do estatuto da arte contemporânea e da dimensão pública na arte brasileira. Junto aos debates políticos-culturais realizados no período da ditadura militar, identificamos nessas ações formulações teóricas e estéticas formadoras de um pensamento de arte contemporânea no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Martha Telles Machado, Faculdade Senai Cetiqt

    Doutora em História Social da Cultura (PUC-Rio), tendo realizado estágio PDEE na CUNY(City University of New York). Tem experiência em história da arte contemporânea, história da arte brasileira e sistema de arte. Atua como pesquisadora e professora e curadora. Desde então, vem publicando artigos, ensaios, resenhas e livros.

  • Fernanda Torres, Faculdade Senai Cetiqt

    Fernanda Lopes Torres. Mestre e Doutora em História Social da Cultura (PUC-Rio). Atua como professora (SENAI-CETIQT) e pesquisadora de arte (Multirio). Tem experiência em história da arte moderna e contemporânea, publica artigos em revistas universitárias e participou do Simpósio 'Global Pop' em 2013, na Tate Modern.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A relação entre crítica e produção na formação de um pensamento contemporâneo de arte no Brasil na década de 1970. (2017). ARS (São Paulo), 15(29), 174-199. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.128182