Revolução visual da arte de Eisenstein em Ivan, o Terrível

Autores

  • Atilio Avancini Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Fernanda Riscali Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.146458

Palavras-chave:

Mensagem cinematográfica, produção cultural, crítica de arte, construção estética, análise do fotograma

Resumo

A proposta do artigo é a leitura da mensagem cinematográfica e fotográfica do filme Ivan o Terrível – Parte II do diretor Sergei Eisenstein. A metodologia de pesquisa tem como ponto de partida a análise do fotograma idealizado pelo crítico Roland Barthes entre os sentidos óbvio e obtuso. Em adição, amplia-se a circulação de sentidos do objeto artístico para o ponto de vista descritivo e cultural de Erwin Panofsky, além da leitura do elemento técnico-estético. Instrumento de denúncia, a obra clássica Ivan o Terrível – Parte II se eterniza ao ser legitimado como registro histórico do passado e metáfora do presente. Esta pesquisa na área da arte, de caráter teórico e crítico, trabalha com a ideia de que com lirismo plástico e discussão política esta obra cinematográfica contribui para promover uma revolução visual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Atilio Avancini, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Prof. Dr. Programa de Pós-Graduação de Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA-ECA)

  • Fernanda Riscali, Universidade de São Paulo
    Doutoranda Programa de Pós-Graduação de Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA-ECA)

Downloads

Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Revolução visual da arte de Eisenstein em Ivan, o Terrível. (2018). ARS (São Paulo), 16(33), 147-171. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.146458