Elastic Realities - Documentary Practices between Cinema and Art
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2019.152831Palavras-chave:
práticas documentais, teoria documental, discurso decolonial, cinema e arteResumo
Recentemente, as práticas documentais, incluindo aquelas que lidam com imagens em movimento, experimentaram um aumento sem precedentes na área artística, o que provocou críticas mas também levou a férteis discussões entre o campo de práticas documentárias artísticas e os documentários cinematográficos mais tradicionais. Este artigo visa a contribuir com essa discussão a partir da análise de alguns argumentos centrais ao debate existente, principalmente a questão das práticas documentais e suas relações com a realidade, arte e política. Para uma melhor compreensão da situação atual, a análise de momentos-chave na história do discurso documental é a base para a discussão de práticas documentais contemporâneas entre cinema e arte, considerando exemplos seminais que combinam imagens em movimento e questões de performatividade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.