Da fotografia documental à artística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.169675

Palavras-chave:

Modernidade, Pós-modernidade, Fotografia, Ficção

Resumo

Este artigo tem a intenção de contribuir com os estudos sobre a visualidade na contemporaneidade ao focar a fotografia contemporânea e sua relação com a sociedade, principalmente na criação e manutenção de regimes de verdade e de poder da atualidade que transmutam o conceito de verdade na contemporaneidade. São abordadas as fricções entre a fotografia documental e a fotografia artística e como essas questões se imbricam com a noções de real e ficcional, de documental e artístico, para compreender as fronteiras e as transgressões da fotografia contemporânea. Como exemplo, são estudados os casos de Steve McCurry, de Andreas Gursky e da incorporação de imagens do coletivo Mídia Ninja pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM SP).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodolfo Ward, Universidade de Brasília

    Rodolfo Ward é artista e pesquisador transdisciplinar. Doutorando em Artes Visuais e mestre (2019) em Arte Contemporânea pela Universidade de Brasília (UnB). Possui pós-graduação em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da UnB (2020) e em Análise Política e Políticas Públicas pelo Instituto de Ciência Política da UnB (2018). Autor da obra Wawekrurê: distintos olhares, editado pela editora do Senado Federal (2015) e do livro Narrativas e Representatividades: a interdisciplinaridade na comunicação, editado pela Editora da Universidade Federal do Tocantins (2017). Foi membro do Conselho de Cultura do Município de Palmas (TO).

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Minima Moralia. São Paulo: Ática, 1992.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. São Paulo: Difel, 2006.

BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e a história da cultura. 3. ed. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987. v. 1, pp. 91-107. (Obras Escolhidas).

BIRO, Matthew. From Analogue to Digital Photography: Bernd and Hilla Becher and Andreas Gursky. History of Photography, Abingdon, v. 36, n. 3, 2012, pp. 353-366.

BISHOP, Claire. O que é um curador? A ascensão (e a queda?) do curador auteur. Concinnitas: Revista do Instituto de Artes da Uerj, Rio de Janeiro, ano 16, v. 2, n. 27, 2015, pp. 270-282.

BITTENCOURT, Luciana. A fotografia como instrumento etnográfico. Anuário Antropológico, Rio de Janeiro, n. 92, 1994, pp. 225-241.

Botched Steve McCurry Print Leads to Photoshop Scandal. PetaPixel, [S. l.], 6 maio 2016. Disponível em: https://petapixel.com/2016/05/06/botched-stevemccurry-print-leads-photoshop-scandal/. Acesso em: 20 jan. 2021.

CAMEIRA, Sandra Ribeiro. História e conceitos da identidade visual nas décadas de 1960 e 1970. In BRAGA, Marcos da Costa; MOREIRA, Ricardo Santos (org.). Histórias do design no Brasil. São Paulo: Annablume, 2012. p. 44.

CHIODETTO, Eder. Dez anos do clube de fotografia. Eder Chiodetto, [S. l.], 2010. Disponível em: http://ederchiodetto.com.br/dez-anos-do-clube-defotografia-mam-texto-do-curador/. Acesso em: 20 jan. 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Aparências ou aparições: o filósofo Georges Didi-Huberman comenta a exposição Levantes, em cartaz em São Paulo [Entrevista cedida a Lúcia Monteir]. Zum, São Paulo, 28 nov. 2017. Disponível em: https://revistazum.com.br/entrevistas/entrevista-didi-huberman/ Acesso em: 1 abr. 2021.

DOBAL, Susana. A fotografia na tormenta das imagens. In DOBAL, Susana; GONÇALVES, Osmar (org.). Fotografia contemporânea: fronteiras e transgressões. Brasília: Casa das Musas, 2013. pp. 75-95 .

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1994.

ENTLER, Ronaldo. A fotografia e as representações do tempo. Revista Galáxia, São Paulo, n. 14, pp. 29-46, 2007.

ENTLER, Ronaldo. Fotografia contemporânea: entre olhares diretos e pensamentos obtusos. Revista Facom, n. 23, pp. 62-75, 2011.

ENTLER, Ronaldo. Poderes provisórios, imagens impertinentes. Icônica, São Paulo, 10 jun. 2014. Disponível em: http://iconica.com.br/site/poderesprovisorios-imagens-impertinentes/. Acesso em: 1 abr. 2021.

FERNANDES JR., Rubens. Processos de criação na fotografia. Revista Facom, São Paulo, n. 16, pp. 10-19, 2006.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.

GROYS, Boris. Multiple authorship. In VANDERLINDEN, Barbara; FILIPOVIC, Elena (ed.). The Manifesta Decade: Debates on Contemporary Exhibitions and Biennials. Cambridge: The MIT Press, 2006. pp. 93-99.

GURAN, Milton. A fotografia na tormenta das imagens. In DOBAL, Susana; GONÇALVES, Osmar (org.). Fotografia contemporânea: fronteiras e transgressões. Brasília, DF: Casa das Musas, 2013. pp. 95-118.

GURSKY, Andreas. “… I generally let things develop slowly”. In GÖRNER, Veit (ed.). Andreas Gursky: Fotografien 1984-1998 (catálogo da exposição). Wolfsburg: Kunstmuseum, 1998. pp. VII-XVIII.

GURSKY, Andreas. Kollektive Sehnsuchtsbilder [Entrevista cedida a Michael Krajewski]. Das Bulletin, Bregenz, n. 5, pp. 8-15, 1999.

GURSKY, Andreas. In Conversation: Andreas Gursky [Entrevista cedida a Richie Hawtin e Laura Käding]. Gagosian Quarterly, Los Angeles, 2 dez. 2016. Disponível em: https://gagosian.com/quarterly/2016/12/02/conversationandreas-

gursky/. Acesso em: 1 abr. 2021.

GURSKY, Andreas. Andreas Gursky Is Taking Photos of Things That Do Not Exist [Entrevista cedida a Farah Nayeri]. The New York Times, New York, 29 jan. 2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/2018/01/29/arts/andreas-gursky-istaking-photos-of-things-that-do-not-exist.html. Acesso em: 1 abr. 2021.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Tradução de Lucas Machado. Petrópolis: Vozes, 2018.

HATANI, Atussa. Vanishing Cultural Memory in Andreas Gursky’s Photography. TRANS: cultural internet journal, Viena, n. 17, seção 7.5, fev. 2010. Disponível em: http://www.inst.at/trans/17Nr/7-5/7-5_hatami.htm. Acesso em: 23 fev. 2021.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KRAUSS, Rosalind E. Grids. The originitality of the Avant-Garde and other modernist myths. Cambridge, MA: The MIT Press, 1986.

LEEN, Sarah. Steve McCurry: I’m a Visual Storyteller Not a Photojournalist [Entrevista cedida a Olivier Laurent]. TIME, New York, 30 maio 2016. Disponível em: http://time.com/4351725/steve-mccurry-not-photojournalist/. Acesso em: 19 fev. 2021.

LE GOFF, Jacques. História. In LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. p. 471.

LE GOFF, Jacques. Em busca da Idade Média: conversas com Jean-Maurice de Montremy. Tradução de Marcos de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o Futuro do Pensamento na era da Informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 2009.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. Tradução de Ricardo Corrêa Barosa. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970.

MAGALHÃES, Angela; PEREGRINO, Nadja. Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.

MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; Martins, Alice Fátima. Entre subjetividades e Aparatos Pedagógicos: O que nos Move a Aprender? Visualidades, Goiânia, v. 11, n. 2, pp. 59-71, 2013.

MCCURRY, Steve. Steve McCurry: I’m a Visual Storyteller Not a Photojournalist [Entrevista cedida a Olivier Laurent]. TIME, New York, 30 maio 2016. Disponível em: http://time.com/4351725/steve-mccurry-not-photojournalist/.

Acesso em: 19 fev. 2021.

MIRZOEFF, Nicholas. Una introducción a la cultura visual. Barcelona: Paidós, 2003.

MITCHELL, J. T. O que as imagens realmente querem? In ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Tradução coordenada por Carla Rodrigues. Belo Horizonte: Autêntica, 2015. pp. 165-189.

MONTEIRO, Charles (org.). Fotografia, história e cultura visual: pesquisas recentes Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

NAYERI, Farrah. Andreas Gursky is taking fotos of things that do not exist. The New York Times, New York, 29 jan. 2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/2018/01/29/arts/andreas-gursky-is-taking-photos-of-thingsthat-

do-not-exist.html. Acesso em: 24 fev. 2021.

OUTRED, Francis. Andreas Gursky Is Taking Photos of Things That Do Not Exist [Entrevista cedida a Farrah Nayeri]. New York Times, New York, 29 jan. 2018.

Disponível em: https://www.nytimes.com/2018/01/29/arts/andreas-gursky-istaking-photos-of-things-that-do-not-exist.html. Acesso em: 1 abr. 2021.

ROUILLÉ, André. A fotografia na tormenta das imagens. In DOBAL, Susana; GONÇALVES, Osmar (org.). Fotografia Contemporânea: fronteiras e transgressões. Brasília: Casa das Musas, 2013. pp. 17-36.

RUGOFF, Ralph. Andreas Gursky Is Taking Photos of Things That Do Not Exist [Entrevista cedida a Farrah Nayeri]. New York Times, New York, 29 jan. 2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/2018/01/29/arts/andreas-gurskyis-taking-photos-of-things-that-do-not-exist.html. Acesso em: 1 abr. 2021.

SCOTT, Kirsner. Prosumers/O Prosumer. Wikilivros, San Francisco, 5 jul. 2012. Disponível em: https://pt.wikibooks.org/wiki/Prosumers/O_Prosumer. Acesso em: 1 abr. 2021.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac, 2010.

SOULAGES, François. A fotograficidade como reflexão sobre as imagens (de imagens). Tradução de Angela Grando e Darcilia Moysés. Revista Farol, Vitória, v. 2, n. 18, pp. 142-151, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/

farol/article/view/18677. Acesso em: 24 jan. 2021.

TOFFLER, Alvin. A terceira onda. Tradução de João Távora. 29. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

TOSETTO, Guilherme Marcondes. Entre arte e documento: as fotografias da Mídia Ninja e a cultura da convergência. Estúdio, Lisboa, v. 6, n. 11, pp. 31-38, 2015. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/scielo. php?script=sci_

arttext&pid=S1647-61582015000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jan. 2021.

WARD, Rodolfo; ROCHA, Cleomar; VENTURELLI, Suzete. Cyberspace and Cyberculture: The New Social and Governance Field. In MOALLEM, Abbas (Ed.). HCI for Cybersecurity, Privacy and Trust. Lecture Notes in Computer Science. Nova York: Springer International Publishing, 2020, pp. 547-557.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar