O problema do tempo na obra de arte: Releituras de Henri Focillon

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.174836

Palavras-chave:

Henri Focillon, Tempo, Forma, Historiografia da arte, Releitura

Resumo

O intuito deste artigo é refletir sobre a questão do tempo na obra de arte para Henri Focillon, trazendo para o debate as diferentes interpretações críticas que o autor recebeu posteriormente. Para tanto, foram selecionados trechos de três historiadores da arte – Hans Belting, Germain Bazin e Jacques Thuillier – que apresentam suas distintas releituras sobre o pensamento de Focillon. A obra de arte foi expressa em um elo ativo com o tempo; ela seria um ato de liberdade e, da mesma maneira, poderia ser deliberada por outros eventos na História. O problema do tempo, em Focillon, por se evidenciar em um movimento paradoxal, foi recebido de modo divergente por parte de autores posteriores, não havendo um consenso interpretativo a seu respeito.

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Biografia do Autor

  • Lorenna Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Lorenna Fonseca é historiadora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestra em História e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV-UFRJ).

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Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O problema do tempo na obra de arte: Releituras de Henri Focillon. (2021). ARS (São Paulo), 19(41), 166-212. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.174836