O coup de tête de Manet: os segredos escondidos em plena luz do dia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.176216

Palavras-chave:

Édouard Manet, Rio de Janeiro, Émile Zola, Olympia, Impressionismo

Resumo

A arte moderna teve início com Le Déjeuner sur L’Herbe  (1863), de Édouard Manet. Alguns poucos estudiosos sugeriram que seu ímpeto em se desvencilhar da tradição derivava de reminiscências de sua viagem ao Brasil, em 1849. Essa interpretação é rechaçada pela maioria e pelo establishment dos museus, apegados a uma origem clássica e francesa. Examinando detidamente fontes escritas primárias, as próprias pinturas e aspectos do Rio oitocentista, a autora defende que Manet elaborou diversas memórias da cidade em duas pinturas fundamentais: Le Déjeuner, que teria sido ambientada nas matas da Baía de Guanabara, e Olympia (1863), inspirada não em um bordel parisiense, mas no Rio de Janeiro escravocrata da metade daquele século. Este artigo relata como tal pesquisa foi desenvolvida.

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Biografia do Autor

Moyra Anne Ashford

Moyra Anne Ashford lived in São Paulo from 1976 to 1990 where she was Brazil correspondent for the London newspapers, The Sunday Times and The Daily Telegraph. Returning to London, she worked for the third world news agency, Inter Press Service, IPS, and then spent many years researching for the historian and royal biographer Robert Lacey. She translated Eduardo Silva's Dom Obá II d'África, o príncipe do povo: vida, tempo e pensamento de um homem livre de cor into English for Cambridge University Press, sparking her fascination for 19th century Brazil. She is now retired and working on various writing projects, along with painting and print making. Her undergraduate study at Leicester Art College in the 1970’s was Fine Art, Painting.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Ashford, M. A. (2020). O coup de tête de Manet: os segredos escondidos em plena luz do dia. ARS (São Paulo), 18(40), 126-169. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.176216

Edição

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Artigos